May 31, 2011

RIP

É com grande tristeza que venho anunciar o falecimento do blog "Neo-ateísmo Português" (porque o que é Brasileiro soa melhor, imagino eu). E tristeza porque se tratava de uma fonte inesgotável de entretenimento, hilaridade, e um estudo na paranóia, distorção argumentativa e fanatismo religioso digno de uma cruzamento entre um Pat Robertson e um Glenn Beck.

O "nosso" entrecosto estorricado (agora com um último nome diferente, será um caso de bipolaridade?) foi engolido por um halo solar, para seguramente não mais ser vista até ao regresso do JC, nesse momento de apoteose, onde o "salvador" irá descer das nuvens para apreciar uma boa espetada mista grelhada.

Ficamos com pena. Afinal, é sempre educativo e divertido ver pessoas desesperadas a tentarem se agarrar as suas crenças absurdas, ao mesmo tempo que acusam os ateístas de serem estridentes, incompletos e imorais.



May 24, 2011

Igualdades

Para quem já foi acusado de ser um "comunista", um "Marxista", um "Stalinista", e outras coisas acabadas em "ista" (cortesia do Glenn Beck Português, o "nosso" entrecosto estorricado) e ainda por cima quando me considero de "direita", uma direita liberal, coisa que não existe em Portugal, achei piada a este cartoon



"A revolução para Marxistas é do estilo - A revolução está a chegar para derrubar os opressores e libertar as massas"
"A revolução para Cristãos é do estilo - Cristo está a chegar ara condenar os ímpios e salvar os justos"

Podem ver mais do trabalho de Singer aqui.

May 21, 2011

É só seguir o dinheiro

Camping, o "mensageiro" da vinda de Jesus, enquanto vê os pobres coitados a fazerem figuras tristes, ele conta o dinheiro que ganha com estas mentiras e charlatanice.

Quanto dinheiro?

Vejam aqui

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy



18 milhões em contribuições de seguidores, para um total de 72 milhões de fortuna pessoal.

Mas, ei, não culpem o mensageiro, certo?

Parece que deus abençou a America

Afinal, parece que há deus.

!!!!

The Daily Show With Jon StewartMon - Thurs 11p / 10c
The Not Running Man
www.thedailyshow.com
Daily Show Full EpisodesPolitical Humor & Satire BlogThe Daily Show on Facebook


Parece que afinal deus zela pela América.

Para teocratas chegam os da Arábia Saudita e do Irão.

May 17, 2011

Acusações concretas

A Amnesty International (AI), a maior organização no mundo na defesa dos Direitos Humanos, acusou o Vaticano e a Igreja Católica de violações a esses mesmos direitos, ao falhar na protecção de crianças de abusos sexuais e também na inacção no cumprimento das leis internacionais de protecção de crianças.

No seu Relatório Anual, a AI apresentou os seguintes abusos: inacção aquando da necessidade de expulsar os padres criminosos das suas posições de autoridade, recusa na colaboração com as autoridades judiciais e abdicação das responsabilidades de recompensar as vitimas de abusos do clero.

O Vaticano faz agora parte de um grupo de Estados que violam os direitos humanos tal como a China, a Líbia e a Nigéria.

O relatório pode ser visto aqui.

Alguém sabe de cobertura dos órgãos de comunicação social sobre este relatório? Ou ainda continuamos a discutir o "milagre" da auréola?

Link

May 16, 2011

Guerras religiosas

Na edição do Diário de Notícias de hoje:

"Os anseios de liberdade que irromperam desde o início do ano no Magrebe e no Médio Oriente podem ser sabotados pelo extremismo religioso que não olha a meios para atingir os fins. Os sucessivos actos de perseguição aos coptas, que constituem cerca de 10% da população egípcia e formam uma das mais antigas comunidades cristãs no planeta, estão a manchar o admirável movimento de carácter unitário que surpreendeu o mundo ao derrubar o ditador Hosni Mubarak, em 11 de Fevereiro, praticamente sem derramamento de sangue.

O contraste entre o espírito pacifista desse movimento e as erupções de violência que se têm registado nas últimas semanas em vários pontos do Egipto não podia ser maior. Ontem ocorreram novos confrontos inter-religiosos de que resultaram pelo menos 78 feridos, vários dos quais com muita gravidade. Como já sucedeu em ocasiões anteriores, os actos de violência partiram de franjas islâmicas mais fanatizadas que não aceitam conceber o E
gipto contemporâneo como sempre foi: uma confluência de credos e culturas."

O título da peça. e chamada de capa é "Guerra religiosa".



E trata-se exactamente disso.

Os apologistas dizem sempre que existem sempre razões para além da religião para entender os crimes realizados quando os seus autores directamente expressam que é vontade dos seus deuses: e as desculpas são sempre que há explicações de foro económico, social, militar, etc.

Qual é a justificação desta vez?

Uma, pessoas iludidas que existe um deus, e que o seu deus ´+e melhor que o deus dos outros.

Portugal, século 21

May 11, 2011

Long live Christopher Hitchens

Um excelente texto de Christopher sobre estar a perder progressivamente a sua (maravilhosa) voz.

A qualidade da prosa e a sinceridade do argumento é tocante. Ver aqui.




Long live Christopher. Hang tough old lion

May 10, 2011

Ateístas nas trincheiras

Achei muito interessante esta ideia



"Não haver ateístas nas trincheiras, não é um argumento contra ateístas, é um argumento contra trincheiras". James Marrow.

May 9, 2011

E esta explica-se como?

"A violência entre os dois grupos religiosos lançou o caos durante a noite no densamente populado bairro de Imbaba, na capital, após o ataque de muçulmanos a uma igreja, depois de se ter sabido que uma mulher cristã que queria converter-se ao islão teria sido ali encerrada."

Também no mesmo bairro de Imbaba uma outra igreja foi incendiada.

Os confrontos entre os muçulmanos e os cristãos coptas do Egipto – que representam cerca de 10 por cento da população – por causa das conversões de cristãos ao Islão, têm provocado a violência no país nos últimos dois meses.

O assunto foi desencadeado depois de duas mulheres, separadas há alguns anos de padres coptas, terem mostrado a intenção de se converter ao Islão. Mas a história nunca foi oficialmente confirmada."

Ver aqui.
Link

Cada vez que há violência com religiosos, é sempre por causa de questões económicas, sociais, raciais, etnia, e o que mais for possível encontrar para dissimular muitas vezes a verdadeira razão.

A religião causa divisões, e estas irracionalidades de acreditar num deus ou noutro pode levar à morte de pessoas.

A religião envenena tudo.

May 3, 2011

Triste é pensar que se têm sempre algo a dizer

Era de esperar...

"O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, lamentou esta terça-feira em Fátima a forma como a notícia da morte de Bin Laden foi apresentada ao mundo.

"Se a notícia fosse: 'tentámos detê-lo e na operação houve uma troca de tiros que culminou na morte do senhor', tudo bem. Agora: 'matámos, finalmente conseguimos', isto vai contra a dignidade da pessoa humana", disse.

De resto, D. José Policarpo, prevê que a morte de Bin Laden não contribui para a paz no Mundo. "A forma como isto acabou é triste. Violência gera sempre violência", afirmou."

Ver aqui.

Que beatice sonsa. Se se disser que "trocou-se tiros que culminou na morte do "senhor" (pensava que para os católicos o "senhor" fosse outro) é perfeitamente aceitável, mas dizer "matámos" é contra a "dignidade humana".

E se seguirmos esta da "violência gera violência", não fazíamos nada até sermos dizimados pelos nossos inimigos. Eu não dou a "outra face".

Esta é das situações que mais vale a pena estar calado que cair no ridículo.

Milagres, precisam-se... desesperadamente

"A beatificação de João Paulo II, este domingo, é o penúltimo passo no processo para o reconhecimento de um católico como santo, mas para a canonização exige-se a confirmação de um novo milagre.

O reconhecimento como milagre da cura de uma religiosa francesa, Marie Simon-Pierre, afetada pela doença de Parkinson, concluiu um processo de beatificação rápido, assim desejado pela Santa Sé "por causa da imponente fama de santidade, gozada por João Paulo II em vida, na morte e após a morte".

Um processo rápido, mas não tanto como o pedido por alguns fiéis, que empunhavam cartazes e lançavam gritos de "Santo Subito" (Santo já) no funeral do papa polaco, em 8 de abril de 2005.

Compete agora aos responsáveis pelo processo de canonização encontrar outra cura que possa ser considerada inexplicável, à luz da ciência atual, completa e duradoura.

Para quaisquer destas fases, os acontecimentos extraordinários atribuídos à intercessão de João Paulo II, ainda em vida, não têm validade.

Num site criado pela diocese de Roma (www.karol-wojtyla.org), estão recolhidos, por outro lado, testemunhos de curas milagrosas atribuídas à intercessão de Wojtyla depois de sua morte.

Centenas de pessoas apresentam testemunhos sobre a forma como João Paulo II terá mudado ou mesmo salvo a sua vida.

Esta análise envolve uma equipa de várias dezenas de médicos, alguns dos quais não são católicos, teólogos e outros consultores da Santa Sé.

O caso da cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que abriu caminho definitivo à beatificação de João Paulo II, foi estudado entre 2005 e janeiro deste ano."

Ver aqui.

"Milagre de cura" de Parkinson? O que teve de milagroso? Qual foi a acção divina para a senhora se sentir melhor da sua condição? Qual foi a "cura"? Qual foi o mecanismo? A acção do divino? Não, foi a "imponente fama de santidade".

Parece um sketch humorístico. A sério!

E agora procuram-se milagres. Para a canonização fast track, um santo micro-ondas. Não "subito", mas quase.

É esta a contribuição do Vaticano para o progresso civilizacional e de desenvolvimento da racionalidade e da procura da verdade, científica, filosófica, lógica. O apelo ao obscurantismo, à irracionalidade da crença em "milagres" e dos interesses de de se manterem relevantes à custa de manter o "rebanho" alinhado e fascinado com "curas milagrosas".

E já agora, se os “milagres” de Fátima aconteceram em 1917 (sendo que o sol se ter movido no céu não pode ter acontecido realmente, e como tal não se pode qualificar como tal), quanto tempo mais será necessário para acontecer mais um “milagre” que prove a santidade dos pastorinhos? Outros 90 anos?




Terra, século 21.