June 29, 2012

Descoberta a armadilha!

O meu amigo “Lúcio Mateus", colaborador extraordinaire do Portal Ateu anda a divertir-se com o “entrecosto esturricado”…oh esperem, como parece que “inventar alcunhas” é uma das minhas mais recorrentes actividades ficam aqui mais algumas para referir a mesma pessoa: missionário do teclado, o Donohue Lusitano, o Ratzinger da Internet em Português, o Policarpo de trazer por casa, o Januário dos bits, o Beato do Blogspot (podia ficar a tarde toda nisto)…e na minha opinião, o “Lúcio” deve estar com síndrome de inquietude pré-parental, o que faz com que anda com menos vontade de dormir, e há que uma pessoa se divertir um pouco quando se anda ansioso com a chegada de uma (bem vinda) nova criança.

Mas o que me chama a atenção é quando alguns são “cobardes”, enquanto outros são “prudentes” e “cuidadosos”. O Silvestre e o “Lúcio” são uns "cobardes" por causa disto e daquilo, mas ter-se medo de fazer um registo para expressar opiniões já é ter "cuidado". Como se diz na sabedoria popular: Quem tem medo, compra um cão. A internet está “cheia de malucos”? E depois? Ter a confiança das convicções é dar a cara. É mostrar quem somos, e dizer que “estamos aqui para o que for preciso”. Não foi um dos missionários do teclado, um tal de Orlando Braga (Conde O de Braga, mais uma vez na minha infinita imaginação para arranjar “alcunhas”) que estava a reclamar que a minha competência como professor universitário fosse posta em causa porque acontece estar em desacordo com a minha opinião sobre o início da vida humana. E não o próprio Jairo Filipe que insinua que eu sou um nazi, um marxista, um estalinista, um criminosos, um genocida, um patife, um palhaço e outras “alcunhas” que são muito mais pedestres e desinteressantes? Não estão eles a fomentar com este tipo de discurso; perseguições, intolerância, violência? Ou porque são crentes as mesmas regras de discurso não se aplicam a eles?

Ser-se um cronista, mesmo que seja num blog, é ter uma pessoa pública, é estar a expor-se à critica, ao ridículo, à sátira; o que o missionário do teclado quer é que se lhe dê atenção, mas nos moldes que ele quer, como ele quer, e da forma que mais lhe convêm.

Já para não repetir aquele que é o fetiche mais óbvio. Os ateístas são uns “mentirosos e uns cobardes” e são uns “criminosos e uns imorais”, mas os missionários do teclado suspiram longamente pelas “respostas aos desafios”. E estranham quando isso não acontece. E ficam chateados porque não têm respostas “cabais”, e ficam ultrajados que os seus disparates não sejam página principal nos sítios de ateístas.

Nem de propósito, e apesar de este post não ser sobre o Portal Ateu, de dizer que nesse local existe exatamente uma secção de “direito de resposta”… mas isso somos nós, que queremos “acabar com as religiões e com religiosos”.

Mas, o que é pena é que tenham descoberto o nosso plano original! Raios! Porque a nosssa ideia foi sempre termos o “entrecosto estorricado” a registar-se no Portal Ateu: tínhamos já preparada uma “barragem” de mensagens para o desconverter. Documentos tão brilhantes como “Já aceitou Hitchens na sua vida?” “Já descobriu a salvação em Dawkins?”. Tomos de “marxismo cultural”, de “ciência sem compaixão”, de “imoralidade e deboche ateísta”, tratados de filosofia Dennettiana feitas com dedicação e carinho pelo “Lúcio Mateus”.

Hélas, ficam agora guardadas para qualquer outro “missionário do teclado” que caia na “artimanha de decepção”, na “rede de enganos” que são os registos de sítios na Internet. O trabalho do ateísta a minar a sociedade nunca está terminado.

Como se costuma dizer, é só rir... mas a gosto, mesmo.




June 23, 2012

Um tributo a Hitchens

Que falta nos fazes, Hitch.

June 21, 2012

Os meios e os fins

Nota introdutória, as expressões que aparecem entre aspas são públicas, ou então resultam de comunicações pessoais

Tenho uma sugestão a fazer.
Acho que há um grupo, bastante alargado diga-se, de ateus Portugueses que deviam criar a Associação Portuguesa do Ateísmo Positivo: a APAP portanto.

Desta forma, haveria uma organização que poderia promover o ateísmo de uma forma “positiva e construtiva”, que simplesmente não sirva para “dizer mal da religião”, com pessoas “eruditas” e “tolerantes”. Com ateístas sem “narcisismos individuais”, ou com mania que “têm o rei na barriga” e que “querem protagonismo”.

A APAP podia então “tirar o ateísmo e humanismo da beira do precipício”, onde não houvesse “ódio e cuspo” ou “ateísmos cores de rosa”. A APAP pode deixar esse estilo de "intolerância" aos “ateus arrogantes”.

Assim a APAP pode ficar “higienicamente” limpa deste tipo de ateístas. Uma nova utopia da promoção do ateísmo, sem falar mal das religiões, sem ofender os crentes, sem criar conflitos. Um ateísmo branco, portanto.

A APAP assim poderia elevar o discurso do ateísmo em Portugal! Criar uma dinâmica de debate onde se discute todas as virtudes do ateísmo positivo, ao contrário dos ateístas que claramente não querem que o ateísmo avance, como se pode ver pelos seus "artigos mal amanhados", ou "muito mal escrito(s)".
Assim, as "discussões sobre metodologias" ou "sobre estratégias" podem existir, mas entre aqueles que têm boas intenções e boas maneiras. Os outros, aqueles que são os que querem "conduzir o ateísmo para o abismo", primeiro são "colocados no lugar" e depois, quando souberem ter maneiras e estejam alinhados com o "ateísmo positivo" serão aceites na irmandade.

Agora a sério. Os últimos acontecimentos que aconteceram na comunidade ateísta faz-me sempre lembrar o que Sam Harris diz vezes sem conta. Cada vez que ele é sempre acusado (pelos Scott Atrans do mundo) que ele faz "um mau serviço ao ateísmo", o Sam, naquela paciência que o caracteriza explica que, ele próprio não acredita que todos devem pensar como ele. Há múltiplas maneiras de promover o ateísmo e de fazer chegar a mensagem do ateísmo às pessoas. Sam Harris até é um dos promotores de ateísmo que tem resultados. Não só os seus livros venderam nas centenas de milhares de cópias, como é um dos prelectores mais procurados, assim como um autor e cientista respeitado. E no entanto é claramente um ateísta que é apelidado de "arrogante", "narcisista" e "intolerante".



Mas enfim... aparentemente o que destinge os líderes morais do ateísmo dos "ateístas arrogantes" é a convicção que os seus "meios" são melhores para chegar aos mesmos resultados.

June 20, 2012

Billy para os católicos moderados, get the hell out!

O “farol” de tolerância que é o “papa” (ou pelo menos gostaria de ser) do catolicismo Americano, o Bill Donohue mostrou as suas “verdadeiras cores” mais uma vez.

“Um quarto dos Americanos são católicos, e desse grupo, só metade serão verdadeiramente conservadores, indo às igrejas regularmente e contribuindo com donativos financeiros. “Estes são os que pagam as contas. Podemos dispensar a outra metade? Eu acho que sim. (…) Eu acredito que, como disse o Papa Bento, antes de se tornar Papa, talvez uma igreja mais pequena seja uma igreja melhor”

Ver aqui.

Lido directamente: católicos progressistas e nominais, a porta fica ali.

É este o futuro da religião organizada, corroída por fora com o aumento do ateísmo, e corroída por dentro com estas atitudes isolacionistas.

Um pagode!

June 14, 2012

Conversa com o Friendly Atheist

Neste podcast, falo com Hemant Mehta, o Friendly Atheist.


Hemant faz um trabalho fantástico na promoção do ateísmo nos Estados Unidos, não só no blog Friendly Atheist, mas igualmente com outras organizações ateístas. Falamos sobre o percurso do Hemant, assim como as suas preocupações e esperanças para o futuro.

A conversa pode ser encontrada aqui, e faz parte de um projecto pessoal com podcasts sobre temas sobre America em Português de Portugal

Boas notícias da América

"Os jovens nos Estados Unidos estão a abandonar deus. Uma nova sondagem pela Pew Research Center mostra que a crença na existência em deus diminuiu 15 pontos nos últimos 5 anos entre Americanos com 30 anos de idade, ou menos. A Pew, que estuda esta tendência há 25 anos, encontrou que apenas 68% de "milenais" (termo usado para referir quem nasceu neste milénio) em 2012 concordam com a afirmação "eu nunca tive dúvidas sobre a existência de Deus". É uma queda de 2009, onde o número era de 76% e de 2007 onde o número era de 83%."

 

Ver aqui.

Isto são óptimas notícias! Realmente, a marcha do livre pensamento, naturalismo, e não crença em deuses está bem encaminhada. O número de agnósticos a ateus aumenta todos os anos tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Estamos no bom caminho.

June 13, 2012

Apelos da Idade Média

As mulheres... essas radicais (mesmo quando são freiras)

São os apelos da Idade Média. Só a parte de dizer que a "masturbação é uma desordem", mostra bem o quanto estes "líderes espirituais" estão deslocados da realidade.

June 6, 2012

Ora ai está

O Cardeal Timothy Dolan foi uma das vozes que se levantou neste caso sobre a necessidade das instituições que servem o público e que contratam pessoas para o fazer terem de comportar o sistema de saúde, que por sua vez pode incluir contraceção para as mulheres. Porque devem pagar as igrejas para as mulheres poderem ter sexo sem o propósito de engravidar?
Mas…

“O Cardeal Timothy Dolan de Nova York permitiu pagamentos na ordem dos 20.000 dólares para padres pedófilos como um incentivo para a saída destes do prelado enquanto o Cardeal era o arcebispo de Milwaukee”.

Ver aqui.

Pagar para mulheres poderem ter poder sobre a sua função reprodutiva? Imoral!

Pagar para “despachar” padres pedófilos e criminosos. Totalmente normal.

E são estes os “líderes espirituais” de milhões de católicos.