Gervais e a religião
Vejam neste clip uma conversa entre Ricky Gervais e Rowan Williams, o primeiro é um cómico brilhante, o outro é o Arcebispo de Canterbury.
Um "cristão secreto" disfarçado de ateísmo... I don't think so!
um blogue sobre o Novo Ateísmo em Portugal
Vejam neste clip uma conversa entre Ricky Gervais e Rowan Williams, o primeiro é um cómico brilhante, o outro é o Arcebispo de Canterbury.
Um "cristão secreto" disfarçado de ateísmo... I don't think so!
Publicada por Ricardo Silvestre em 3:58 PM
Etiquetas: cristianismo, humor, religião
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:51 AM
Numa sociedade progressivamente mais complexa e com uma crescente diferença em opiniões, o debate de ideias e de argumentos é condição essencial para um entendimento entre diferentes crenças.
O ateísmo teve recentemente uma exposição à sociedade possivelmente sem paralelo no passado desta filosofia de vida: ateístas individuais saltaram para a ribalta mediática com livros de grande sucesso de vendas, um número elevado de comunidades virtuais foram criadas, e organizações de carácter associativo foram constituídas para a promoção e divulgação do ateísmo.
Num país com fortes raízes cristãs, e com uma Igreja Católica que é a religião com maior número de fiéis, o debate entre estes parceiros sociais ganha uma dimensão própria: qual a relação entre crentes e não crentes, e quais as motivações destes agentes.
Assim vimos apresentar o “Debate: Cristianismo e ateísmo em Portugal: que diálogo?” a acontecer no dia 15 de Outubro, a começar às 17 horas na Universidade Católica, Auditório 511, Piso 1 do Edifício da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Este Debate irá contar com a presença de cristãos e de ateus, num formato de comunicações e debate e com perguntas do público.
O Debate terá o seguinte programa.
Início às 17 horas.
1º Momento – Comunicação de boas vindas e enquadramento do tema pelo Prof. Peter Stilwell
2º Momento
1ª Comunicação - Fé, Ciência e Ateísmo – Dr. Artur Morão
2ª Comunicação – Ateísmo, Religião e Comportamentos – Dr.ª Ana Valente
Mesa redonda – moderação do Prof. Stilwell
Intervalo
3º Momento
3ª Comunicação - A dimensão filosófica do cristianismo. – Prof. Alfredo Dinis
4ª Comunicação – A dimensão técnica do ateísmo – Prof. Ricardo Silvestre
Mesa redonda – moderação de Helder Sanches
A entrada é gratuita.
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:12 PM
“Porque é que será que nenhuma das maiores religiões olhou para a ciência e concluiu: “Isto é melhor que do que pensávamos. O Universo é muito maior do que os nossos profetas disseram que era, mais magnífico, mais elegante”. Mas ao invés de dizer isso, estas religiões dizem “não, não, o meu deus é um deus pequeno e nós queremos que se mantenha assim””.
Prof. Carl Sagan
"Para aqueles que acreditam que naturalismo e o evolucionismo, que são dois dos pilares do Novo Ateísmo, não são mais que substitutos para uma crença em deus, eu respondo: o método científico não é um equivalente epistemológico a fé religiosa. O ponto de início para um cientista é que ele ou ela pode ser provado errado a qualquer momento.
Prof. Mitchell Cohen
"Porquê acreditam pessoas inteligentes em coisas absurdas? Porque elas são melhores a racionalizar coisas absurdas que aprenderam por razões absurdas."
Prof. Michael Shermer
"Tem a ciência a missão de alimentar ilusões, mesmo que “úteis”? A sociedade humana pode crescer em si mesma, desenvolver o seu altruísmo, refinar as nossas instituições éticas, procurar felicidade humana, sem mentir a nós mesmos sobre a natureza do universo. É tempo de cientistas ateístas, principalmente estes, agirem para este objectivo."
Sam Harris
"Ciência favorece evidência. O trabalho da ciência é a acumulação sistemática de evidência em suporte de uma ideia no lugar de “provas mágicas” para uma ideia inatingível. O que os ateístas tem a seu favor é um conjunto de evidencia cada vez maior, e que mostra que os processos naturais explicam os fenómenos que antes eram “obviamente” obra de deus. A ciência mostra o declínio da importância (e do apoio) que a “hipótese de deus” tem."
Prof. PZ Meyers
"Os inimigos da intolerância não podem ser tolerantes ou neutrais, sem convidarem ao seu próprio suicídio. E os defensores da intolerância e da censura não podem se defender com a tolerância e pluralismo que eles mesmo tentam destruir."
Christopher Hitchens