O caminho mais rápido para a irrelevância
um blogue sobre o Novo Ateísmo em Portugal
Publicada por Ricardo Silvestre em 6:00 PM
Ahhhh...
que saudades de "desancar” no nosso velho Pat (e uma coisa que temos que admitir é que o homem “sofre” de longevidade). Já fazia algum tempo e já me “fazia falta”.
Ainda mais neste assunto que junta duas coisas que são importantes para mim, boas escolhas alimentares e demagogia religiosa.
Então, vamos recapitular, o nosso Pat acha que desordens alimentares podem ser alvo de um “programa de reabilitação”, mas que o mais certo é pode ser tratado “como possessão demoníaca”, ou que “é como um demónio que precisa de ser expulso”.
Exemplos de demónios...
Publicada por Ricardo Silvestre em 6:00 PM
O Jornal I apostou forte na promoção da ficção irracional e fez uma peça com a nova "coqueluche" dos católicos, o padre Sousa Lara.
Publicada por Ricardo Silvestre em 6:00 PM
Publicada por Ricardo Silvestre em 5:30 PM
98 anos sem dar qualquer sinal.
Apareceu a três crianças (bem escolhida a população diga-se), e a mais ninguém, porque isto de aparecer a fiéis é uma coisa cansativa.
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:00 PM
No Diário de Notícias de hoje estava uma notícia sobre o número de crentes em Portugal, e qual a sua distribuição
Publicada por Ricardo Silvestre em 7:28 PM
“Porque é que será que nenhuma das maiores religiões olhou para a ciência e concluiu: “Isto é melhor que do que pensávamos. O Universo é muito maior do que os nossos profetas disseram que era, mais magnífico, mais elegante”. Mas ao invés de dizer isso, estas religiões dizem “não, não, o meu deus é um deus pequeno e nós queremos que se mantenha assim””.
Prof. Carl Sagan
"Para aqueles que acreditam que naturalismo e o evolucionismo, que são dois dos pilares do Novo Ateísmo, não são mais que substitutos para uma crença em deus, eu respondo: o método científico não é um equivalente epistemológico a fé religiosa. O ponto de início para um cientista é que ele ou ela pode ser provado errado a qualquer momento.
Prof. Mitchell Cohen
"Porquê acreditam pessoas inteligentes em coisas absurdas? Porque elas são melhores a racionalizar coisas absurdas que aprenderam por razões absurdas."
Prof. Michael Shermer
"Tem a ciência a missão de alimentar ilusões, mesmo que “úteis”? A sociedade humana pode crescer em si mesma, desenvolver o seu altruísmo, refinar as nossas instituições éticas, procurar felicidade humana, sem mentir a nós mesmos sobre a natureza do universo. É tempo de cientistas ateístas, principalmente estes, agirem para este objectivo."
Sam Harris
"Ciência favorece evidência. O trabalho da ciência é a acumulação sistemática de evidência em suporte de uma ideia no lugar de “provas mágicas” para uma ideia inatingível. O que os ateístas tem a seu favor é um conjunto de evidencia cada vez maior, e que mostra que os processos naturais explicam os fenómenos que antes eram “obviamente” obra de deus. A ciência mostra o declínio da importância (e do apoio) que a “hipótese de deus” tem."
Prof. PZ Meyers
"Os inimigos da intolerância não podem ser tolerantes ou neutrais, sem convidarem ao seu próprio suicídio. E os defensores da intolerância e da censura não podem se defender com a tolerância e pluralismo que eles mesmo tentam destruir."
Christopher Hitchens