December 28, 2007

mensagem de ano novo

Gostávamos de deixar aqui uma mensagem para todos os que nos visitam




"Diz-se que astronomia é uma experiência que traz humildade e que forma o carácter. Talvez não haja uma melhor demonstração da frivolidade do egocentrismo humano que esta imagem do nosso pequeno mundo. Para mim, só realça a nossa responsabilidade de tratarmos os outros com mais delicadeza, e de preservar e valorizar este pequeno ponto azul, o único mundo que conhecemos." Carl Sagan


Carpe diem, esta é a nossa vida, e termina a cada minuto que passa

December 27, 2007

Mais uma perda para a Humanidade .....


Benazir Bhutto, a primeira mulher Primeira Ministra no Paquistão (e em qualquer nação Islâmica) foi assassinada esta tarde em Rawalpindi, vitima de um atentado suicida.
Benazir tinha dito há algum tempo atrás a Wolf Blitzer da CNN "depois da ditadura militar no Paquistão, desenvolveu-se uma situação onde terroristas como os que estão ligados a bin Laden souberam aproveitar.
"Estas pessoas não querem uma democracia, não querem uma mulher a governar o seu país, por causa disso, eu sei que me encontro em risco de vida."
Benazir tinha 54 anos. Mais uma perda num mundo cada vez mais caótico.
Que a sua postura de vida, o seu exemplo e a sua morte pelo menos venham a servir para modificar alguma coisa no futuro do seu País.
Parte Benazir resta a esperança ......


December 26, 2007

Debate entre Ayaan Hirsi Ali e Timothy Garton-Ash

É o Islão compatível com a democracia? Liberdade de expressão é um assunto de grande importância no início deste século. Num debate na Royal Society of Arts in London, Ayaan Hirsi Ali, debate este problema com Timothy Garton-Ash, que uma vez criticou a sua oponente como "uma fundamentalista do Iluminismo".

ver aqui:

December 21, 2007

fascismo

Ron Paul, um candidato à presidência dos USA (Republicano ainda por cima) coloca as coisas no sítio certo

"Quando o fascismo chegar a este país, virá enrolado numa bandeira Americana e com uma cruz de cristo"




"amen"!

December 20, 2007

milagres

A CNN parece se ter transformado em mais um local de oração e agradecimentos celestes. Que a FOX News propaga a imagem que tudo é «graças a deus», já nós sabemos. Mas é preocupante esta tendência que um dos canais televisivos de notícias mais importantes no mundo tenha aderido a este jornalismo que referencia os fenómenos naturais como «actos divinos».




CNN, The world leader in news.


Pois, por causa disso deviam ser mais cuidadosos.

December 18, 2007

e então sobre o Natal?



E que acham os "quatro cavaleiros" sobre o Natal?

Até quando??

Uma jovem de 16 anos de idade morreu no Canadá, ao ser estrangulada, provavelmente por seu pai, devido a recusar-se a usar o hijab, véu utilizado pelas mulheres muçulmanas.

Aqsa Parvez vestia-se como as demais mulheres islâmicas, utilizando o tradicional véu quando se mudou para o Canadá. Mas, segundo seus colegas, as desavenças começaram quando ela decidiu utilizar roupas como as de suas colegas da mesma idade, atitude com a qual o pai não concordava.

Este é mais um exemplo de “morte por honra” típico da sociedade islâmica.

Até quando teremos de assistir a estes sacrifícios de “honra” em pleno século XXI, mesmo em territórios de países com efectiva liberdade politica e religiosa?

O abanar de cabeças pseudo constrangidos de quem assiste, continuará a não passar de um acto hipócrita porquanto em nada contribui para a resolução de situações como esta.

December 17, 2007

época de mudanças no eixo



Tradução: "Mudança no eixo da terra é a razão para a época"

obrigado a
Phil

Feliz Solstício de Inverno
: )

November 15, 2007

Educação

Imaginem se houvesse instituições educacionais que se chamassem Universidade Socialista, ou Universidade Social-Democrata, de forma a propagar “ os benefícios de uma educação partidária dos jovens”. Não é o mesmo princípio que se deve aplicar a uma Universidade Católica?

Não só instituições educativas Católicas tendem a incutir superstições religiosas desde os 3 aos 18 anos de idade, como tentam criar “nichos de mercado” para a propagação dos seus próprios dogmas.

Se a formação desses “agentes de mudança” segue uma linha regimentada, serão também esses os agentes que mais tarde terão de dar de volta aos lobbies que os colocaram em posições de primazia.

November 7, 2007

Circuncisão feminina

Luta no Egipto contra circuncisão feminina choca com tradição.

Apresar de comentários em contrário por parte de Cristãos e Muçulmanos, coninua a ser para muitas mulheres Egípcias, uma “obrigação” religiosa a “purificação” atravez da circuncisão, tida como ajuda para manter a sua virtude e honra.

Estatísticas oficiais Egípcias mostram que 97% das mulheres entre os 15 e os 49 anos de idade, tanto cristãs como muçulmanas sofreram o que é referido pelas Nações Unidas como “mutilação genital feminina”, ou FGM no original.

Em Junho, depois da morte de uma menina de 12 anos, o Ministro da Saúde, Hatem al-Gabali, decretou a proibição a qualquer médico ou membro da ordem médica de fazer tal procedimento. Este decreto será tornado em lei, e irá se defrontar com um debate intenso no parlamento.

Circuncisão feminina pode causar morte através de hemorragia e complicações durante o parto. Também pode causar infecções, problemas no sistema urinário e trauma mental.

Os traumas psicológicos, esses então, dificilmente serão contabilizáveis, porque de difícil diagnostico, dado que muitas vezes as mulheres nem se apercebem dessa sua mutilação paralela, espartilhadas que estão pela sua envolvente social.

É esta mesma vertente social, que irá sem dúvida, lamentavelmente, ainda por muito tempo, dificultar a implementação da respectiva Lei.

Ver aqui para mais detalhes

http://www.physorg.com/news112154986.html

November 4, 2007

as pulgas do ateísmo

do sítio
http://richarddawkins.net/





Também no Novo Ateísmo, as "pulgas" andam animadas.

November 2, 2007

algumas considerações

Publicado na revista City (uma publicação baseada em NY)

"The thinness of the new atheism is evident in its approach to our civilization, which until recently was religious to its core. To regret religion is, in fact, to regret our civilization and its monuments, its achievements, and its legacy.

R: Pode-se valorizar todos esses legados da religião. Como dizem Dawkins ou Hitchens “não ser religioso não implica que não goste de música ou arte sacra” [eu até acho que nem é nada de especial]. Mas isso não implica aceitar a perpetuação de um sistema falível e dogmático. Que sejam um museu, ou um uma casa que acolhe quem precisa do consolo deles, mas não deve ser um sistema regulador da sociedade

"If you empty the world of purpose, make it one of brute fact alone, you empty it (for many people, at any rate) of reasons for gratitude, and a sense of gratitude is necessary for both happiness and decency."

R: Ou seja, vamos tratar as pessoas como ignorantes e estúpidas. Se não houver uma sensação de agradecimento ao que lhes foi atribuído de uma forma divina, as pessoas passam a ser infelizes e indecentes. Isto é uma afronta à dignidade humana. Para se ser feliz e decente é necessário estar de joelhos e sermos para sempre reverentes ao “grande olho no céu”.

"Without gratitude, it is hard to appreciate, or be satisfied with, what you have: and life will become an existential shopping spree that no product satisfies."

R: A sério?!? Como se neste momento, por exemplo, não se viva já nesse estado de consumismo exacerbado. Até mesmo os a própria religião passou a ser um aliado do consumimos, da opulência, do excesso. Franciscanos, já não há nenhum. A gratidão não deve vir de se ter sido criado por deus, mas sim por se ter a possibilidade de se estar vivo, e de sermos conscientes. E isso é graças a natureza e à biologia, não a personagens de ficção escritas pelo Homem.

October 31, 2007

Lições ódio (parte2)

Foram encontrados livros a apelar à decapitação de Muçulmanos não praticantes, a ordenar às mulheres islâmicas de se manterem em casa e a proibir casamentos entre pessoas de diferentes religiões em algumas das mais importantes mesquitas de Londres.

Para além disso, foram também encontrados livros controversos em mesquitas em Manchester, Birmingham, Edinburgh, Oxford and High Wycombe.

Pode-se ler no
texto do The Times que «o que é mais preocupante é que certas instituições encontram-se ente aquelas que têm mais apoios e que são das mais dinâmicas na comunidade islâmica da Grã-Bretanha, sendo algumas delas instituições reconhecidas oficialmente».

A notícia do The Times, tem um ponto que considera positivo «apenas uma minoria das instituições, 25%, foram as mesquitas onde o material mais polémico foi encontrado».

Não é um ponto lá muito reconfortante, pois não?


25% dos sítios onde se encontram ~1,546,626 crentes na Inglaterra (dados do Wikipedia) significa que 386.656 estão expostos a estes materiais. Vamos dizer que, por progressão geométrica, apenas 25% lêem os livros (96.664) e que apenas 25% os aceita, (24.166) e que 25% acha que são ensinamentos que devem ser seguidos à letra (6.045). Estamos a falar de 6 mil pessoas prontas a cortar cabeças e a perseguir os não-crentes.

Demagogia? Claro que sim. Mas os sinais são claros.

October 18, 2007

Pedido de ajuda!

Este e-mail foi enviado por um grupo chamado “Coral Ridge Ministries” nos Estados Unidos, e onde se pode ler o seguinte:

"Há um novo tipo de ateísmo em cena. Estes são homens e mulheres talentosos e que estão a criar uma cruzada agressiva para «evangelizar» América.

Inúmeras pessoas novas e idosas lutam contra as sãs dúvidas. A pensar nelas, você e eu temos de responder a este desafio dos Novos Ateístas. Nos vamos lutar fazendo com que Coral Ridge Ministries se transforme num agente poderoso na comunicação social de forma a espalhar a doutrina e expor as mentiras do ateísmo com grande força, inovação e efeito de uma forma que nunca foi vista… mas não o podemos fazer sem a sua ajuda”.


Run, baby, run! You can run, but you can’t hide.

Todos aqueles que “lutam contra as suas dúvidas, não precisam de ter a doutrina defendida, ou mais intolerância, medo e artimanhas lançadas contra eles. Essas pessoas precisam é de conhecer o mundo que as rodeia, o progresso do conhecimento, a beleza do mundo natural. E aqui em Portugal, devemos fazer o mesmo. Já chega de tanta superstição e obscurantismo.

October 16, 2007

Democracia verus intolerância ....

Se se olhar para qualquer sociedade, é fácil ver que o seu desenvolvimento, o seu sucesso económico e social, depende do grau de emancipação da mulher. É tão simples como isso. Não é surpresa nenhuma, por exemplo, que nos regimes muçulmanos, como a Arábia Saudita ou o Sudão, haja uma estagnação completa. E ainda por cima, no lugar de estes regimes lutarem por uma sociedade mais igualitária, continuam a insistir em conspirações cruzado-zionistas.

(Christopher Hitchens)

October 15, 2007

Entradas

"O Novo Ateísmo encontra o seu contexto num recente entendimento que o fundamentalismo religioso tem tentado entrar na arena da política, muitas vezes com uma atitude agressiva e intolerante. Assim sendo, o Novo Ateísmo responde a essa mobilização religiosa e os seus efeitos nefastos na política, cultura e sociedade."

Obrigado a Mitchell Cohen

Basta ver o recente apelo a rebeliões por parte do cardeal Tarcisio Bertone (assunto sobejamente discutido no
Diário Ateísta) para qualquer pessoa racional em Portugal entender que, estas preocupações não se aplicam só ao fundamentalismo cristão ou islamico

October 12, 2007

Princípios

Os nossos princípios não são a “fé”. A nossa crença não é uma crença. Nós não nos baseamos apenas em ciência e razão, porque essas são as condições necessárias no lugar de serem suficientes. Podemos não concordar em muitas coisas, mas respeitamos o livre raciocínio, o debate sem limitações e a procura de novas ideias. Nos temos as nossas convicções, mas não são dogmáticas. Mas não somos imunes aos mistérios e à maravilha: temos musica, literatura, dilemas éticos que são bem melhores do que qualquer livro sagrado.

Obrigado a Christopher Hitchens

October 8, 2007

“Mulheres, submetam-se aos vossos maridos"

O deus Judaico-Cristão espera que as mulheres vivam em subjugação ao homem. Escrito por São Paulo: “Mulheres, submetam-se aos vossos maridos, assim como ao senhor. Porque o marido é o senhor da mulher, assim como Cristo é o senhor da igreja. (Ephesians 5:22-24). O Corão apresenta os mesmos argumentos, com a agravante que “mulheres desobedientes devem ser chicoteadas” (4:34).

O efeito da religião (especialmente a de tradição Abrahamica) é de demonizar a sexualidade feminina, e apresentar a mulher como moralmente e intelectualmente inferior ao homem. Se alguma vez conseguirmos alcançar uma civilização com uma igualdade verdadeira, respeito e amor entre sexos, não vai ser graças ao que está escrito nos livros “sagrados”.

Obrigado a Sam Harris

October 1, 2007

Comédia e desolação

Dito por Mahmoud Ahmadinejad na recente comunicação na Columbia University em Nova York:

“Se acreditamos que a ciência é a iluminação proporcionada por Deus em toda a sua sabedoria, então, o seu âmbito encontra-se num plano mais elevado do que a ciência como método experimental (…)

Um dos males que se pode fazer à ciência é limita-la ao âmbito do método experimental e da regra física (…)

As realidades do mundo não estão limitadas a sua realidade física. Esta realidade física não é mais do que sombras de uma realidade suprema (…)”

Para além do momento de comédia em estilo «clube de stand up comedy no Bronx» com a questão dos homossexuais no Irão, ou da liberdade académica, ou do tratamento de mulheres, Ahmadinejad dá também mostras da atroz acção do dogmatismo religioso: se a religião consegue fazer isto a um professor universitário, imaginem o que pode fazer a todas as outras pessoas naquela (ou noutra qualquer) teocracia.

September 20, 2007

não, não pode

Ciência é um método nele mesmo. É um conjunto de procedimentos que se suporta no cepticismo, intuição, empirismo e naturalismo. Ateísmo é uma conclusão. Nós observamos a realidade usando as ferramentas da ciência.E quando se faz isso, não se observa que a realidade seja controlada por um criador do universo.

Os defensores do argumento oposto fazem a assumpção que os seus métodos, revelação e tradição, levam à conclusão que deus existe. Estes métodos são incompatíveis com os métodos científicos. Mais, a verdadeira conclusão devia ser “pode ser que existia”. Obrigado a PZ Meyers.

Mas isso não acontece. Pior. Não só os muitos pios crentes afirmam que deus existe é uma verdade (por exemplo com os débeis argumentos filosóficos), como é a única verdade (!), para além de qualquer apreciação realista, que não seja a dos seus dogmas sagrados.

September 18, 2007

Reclamação justificada

Lendo PZ Meyers (aqui) constato mais uma vez o que é importante entender.

“O Novo Ateísmo” não trata com anular sistemas morais existentes, nem introduzir novos dogmas. É sobre reclamar entrada num meio protegido, recusando permitir que ideias absurdas possam ser protegidas de criticismo sob a égide da fé. É muito mais compatível com o espírito da ciência questionar os disparates ditos por padres, do que estar a discutir que, lá porque padres são boas pessoas (os que são – acrescento eu) que não devemos por em causa que oiçam vozes dentro da sua cabeça sobre quem tem valor e que não tem, quem se porta bem ou mal, ou quem deve ter mais ou menos punição no caso de terem “pecado”.

Principalmente quando essa afirmação de saber a vontade de deus tenta criar um sistema moral nele próprio. Somos demasiado inteligentes como espécie para continuarmos agarrados a ideias primitivas.

September 17, 2007

Sondagem

Segundo uma sondagem da Pew Forum on Religion & Public Life and the Pew Research Center for the People & the Press , 42% dos Americanos rejeitam a noção que a vida no planeta evolui de organismos inferiores, e pelo contrário, que o Homem sempre existiu na sua forma actual. Mais, 21% acredita que a evolução humana foi guiada por um deus. Apenas uma minoria (26%) aceita que a evolução aconteceu por processos naturais, dependente da selecção natural (ver aqui).

Já sabemos que a religião na América consegue toldar a inteligência às pessoas. Seria interessante ver uma sondagem destes em Portugal, para ver o nível de dogmatismo na nossa população.

September 13, 2007

para breve, numa TV perto de si

Uma cadeia televisiva holandesa de carácter cristão (Evangelische Omroep) emitiu a série The Life of Mammals de Sir David Attenborough com alterações no guião dos episódios, tal como: referências à teoria da evolução, a idade do planeta e a relação evolutiva entre humanos e símios. Inclusive, um dos episódios sobre evolução humana foi retirado de todo. ver aqui

Já chegou à Europa!! Temos de recear esta expansão fundamentalista e prejudicial. Para quando outros grupos como estes começarem a ganhar coragem (principalmente seguindo o exemplo Americano) e começar a tentar retroceder o conhecimento na Europa?

Este assunto é realmente importante. Este estilo de iniciativa precisa de ser travada pelos racionalistas, secularistas e qualquer pessoa inteligente.

September 12, 2007

Filosofia vs Realismo

O conceito de deus não pode ser eminentemente uma tese filosófica. Se deus existe (para além da filosofia) o mesmo precisa de ser provado materialmente. Tem de entrar no âmbito das variáveis tangíveis e entendido à luz do racionalismo. Existe ou não existe? Se existe que forma assume? Qual a sua área de intervenção? E de que forma? Como criou? Como gere? Qual o seu efeito no universo (se for um deus deísta) ou na humanidade (se for um deus teísta).

A não ser que seja provado, fisicamente, não filosoficamente, que deus existe, que teve intervenção na minha criação e do mundo que me rodeia, torna-se necessário disputar a "crença".

August 22, 2007

Teocracia islâmica .... e a mulher.

Um dos pormenores mais perturbadores na tentativa de atentado terrorista em Londres e Glasgow, no final de Junho, foi o facto de um dos carros-bomba estar estacionado à porta de uma discoteca no Piccadilly onde era “ladies night”. Uma das explosões estava programada para atrair as pessoas para as ruas para serem desfeitas e queimadas pela segunda explosão, que tinha como carga anexa caixas com gasolina e pregos. Estes assassinos não queriam só pedaços de corpos, mas queriam em particular pedaços de corpos de mulheres.

Uma das coisas mais declaradas nas teocracias é a repressão sexual e a determinação para exercer controlo absoluto sobre a mulher. No Século XXI ainda se promove casamentos forçados, incesto, submissão sexual, no geral, repressão das mulheres mandatadas pelos líderes religiosos.

No caso se Londres, o cenário assume ainda mais proporções preocupantes. Não só a teocracia islâmica impõem todo o estilo de barbaridades às indefesas mulheres que tem a infelicidade de nascer nessa “cultura”, como inclusive as suas visões tóxicas, não se confinam aí. Estes monstros acreditam igualmente que Deus lhes dá o direito de desfazer mulheres ao acaso pela “simples” razão das suas imodéstias.

Obrigado a Christopher Hitchens

Atentado à saúde pública


O Jornal de Notícias publicada a “notícia” “Padre exorciza males do corpo e da alma com recurso a oração”

É com grande preocupação que se vê uma peça como esta ser levada a sério o suficiente para ser publicada num jornal Português. Vivemos numa época de racionalidade e ciência, e contributos destes são para um retorno ao obscurantismo, à superstição e ao sobrenaturalismo.

Não existe qualquer evidência científica que possa comprovar a aplicação destes “tratamentos”. Mais, está demonstrado que esse estilo de intervenção ignorante e irracional é prejudicial às pessoas que recorrem a estes subterfúgios. Este estilo de “notícia” só vai causar que mais pessoas ponderem recorrer a estes charlatães, no lugar de recorrer a médicos verdadeiros para ajuda especializada.


Obrigado a Bruno Resende

August 20, 2007

Pregadores de ódio

Num programa da Channel 4 em Inglaterra, um jornalista foi saber qual a extensão da influencia Wahhabi nas Mesquitas Islâmicas. Wahhabi é um ramo do Islão que é originário da Arábia Saudita e é responsável pelos “ensinamentos” de preciosidades como apedrejamentos, decapitações e amputações.

Nessa peça jornalística é apresentado que uma das formas de disseminar estes “ensinamentos” é através de um DVD, onde um Sheikh Khalid Yasin aparece no DVD a dizer: (…) “nós não devemos debater sequer com Católicos ou Judeus quais as suas crenças. Elas são impuras. Nos, os Muçulmanos devemos os condicionar (brainwash no original) para acreditar no que nos acreditamos”.

Como seria de esperar, os imans na Inglaterra acusaram os produtores do programa de colocar estas “frases fora de contexto”, chegando ao ponto da Crown Prosecution Service ter sido tentada a acusar o Channel 4 de incitar “violência e ódio contra a religião islâmica”.

Para além do mais óbvio, ou seja, como é possível tentar condenar a exposição do ódio, má adaptação e incitamento à violência por parte dos muçulmanos fanáticos, fica o mais importante para explorar: chegámos ao ponto onde, por causa do clima instalado onde qualquer crítica à religião causa reacções excessivamente histéricas, transforma-se os verdadeiros criminosos em vitimas.

August 10, 2007

Mulheres... Opressão... Religião...

O deus Judaico-Cristão espera que as mulheres vivam em subjugação ao homem. Escrito por São Paulo: “Mulheres, submetam-se aos vossos maridos, assim como ao senhor. Porque o marido é o senhor da mulher, assim como Cristo é o senhor da igreja. (Ephesians 5:22-24). O Corão apresenta os mesmos argumentos, com a agravante que “mulheres desobedientes devem ser chicoteadas” (4:34).

O efeito da religião (especialmente a de tradição Abrahamica) é de demonizar a sexualidade feminina, e apresentar a mulher como moralmente e intelectualmente inferior ao homem. Se alguma vez conseguirmos alcançar uma civilização com uma igualdade verdadeira, respeito e amor entre sexos, não vai ser graças ao que está escrito nos livros “sagrados”.

Obrigado a Sam Harris

August 8, 2007

Parece impossível, mas não é

Este programa é excelente. Obrigatório ver.

http://myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=881757

July 12, 2007

Coragem

"Sendo alguém que ocasionalmente desafia a propaganda islâmica em público, e como tal já tendo sido acusado de “insultar 1.5 biliões de Muçulmanos”, eu posso afirmar aquilo que já suspeitava - existe uma inequívoca nota de ameaça por detrás desta sugestão. Não, eu não acredito por um momento que Mohammed fez uma “viagem nocturna” para Jerusalém num cavalo com asas. E não me importa que 10 biliões de pessoas pensem o contrário. Nem tenho que me importar."

Obrigado a Christopher Hitchens