October 31, 2007

Lições ódio (parte2)

Foram encontrados livros a apelar à decapitação de Muçulmanos não praticantes, a ordenar às mulheres islâmicas de se manterem em casa e a proibir casamentos entre pessoas de diferentes religiões em algumas das mais importantes mesquitas de Londres.

Para além disso, foram também encontrados livros controversos em mesquitas em Manchester, Birmingham, Edinburgh, Oxford and High Wycombe.

Pode-se ler no
texto do The Times que «o que é mais preocupante é que certas instituições encontram-se ente aquelas que têm mais apoios e que são das mais dinâmicas na comunidade islâmica da Grã-Bretanha, sendo algumas delas instituições reconhecidas oficialmente».

A notícia do The Times, tem um ponto que considera positivo «apenas uma minoria das instituições, 25%, foram as mesquitas onde o material mais polémico foi encontrado».

Não é um ponto lá muito reconfortante, pois não?


25% dos sítios onde se encontram ~1,546,626 crentes na Inglaterra (dados do Wikipedia) significa que 386.656 estão expostos a estes materiais. Vamos dizer que, por progressão geométrica, apenas 25% lêem os livros (96.664) e que apenas 25% os aceita, (24.166) e que 25% acha que são ensinamentos que devem ser seguidos à letra (6.045). Estamos a falar de 6 mil pessoas prontas a cortar cabeças e a perseguir os não-crentes.

Demagogia? Claro que sim. Mas os sinais são claros.

October 18, 2007

Pedido de ajuda!

Este e-mail foi enviado por um grupo chamado “Coral Ridge Ministries” nos Estados Unidos, e onde se pode ler o seguinte:

"Há um novo tipo de ateísmo em cena. Estes são homens e mulheres talentosos e que estão a criar uma cruzada agressiva para «evangelizar» América.

Inúmeras pessoas novas e idosas lutam contra as sãs dúvidas. A pensar nelas, você e eu temos de responder a este desafio dos Novos Ateístas. Nos vamos lutar fazendo com que Coral Ridge Ministries se transforme num agente poderoso na comunicação social de forma a espalhar a doutrina e expor as mentiras do ateísmo com grande força, inovação e efeito de uma forma que nunca foi vista… mas não o podemos fazer sem a sua ajuda”.


Run, baby, run! You can run, but you can’t hide.

Todos aqueles que “lutam contra as suas dúvidas, não precisam de ter a doutrina defendida, ou mais intolerância, medo e artimanhas lançadas contra eles. Essas pessoas precisam é de conhecer o mundo que as rodeia, o progresso do conhecimento, a beleza do mundo natural. E aqui em Portugal, devemos fazer o mesmo. Já chega de tanta superstição e obscurantismo.

October 16, 2007

Democracia verus intolerância ....

Se se olhar para qualquer sociedade, é fácil ver que o seu desenvolvimento, o seu sucesso económico e social, depende do grau de emancipação da mulher. É tão simples como isso. Não é surpresa nenhuma, por exemplo, que nos regimes muçulmanos, como a Arábia Saudita ou o Sudão, haja uma estagnação completa. E ainda por cima, no lugar de estes regimes lutarem por uma sociedade mais igualitária, continuam a insistir em conspirações cruzado-zionistas.

(Christopher Hitchens)

October 15, 2007

Entradas

"O Novo Ateísmo encontra o seu contexto num recente entendimento que o fundamentalismo religioso tem tentado entrar na arena da política, muitas vezes com uma atitude agressiva e intolerante. Assim sendo, o Novo Ateísmo responde a essa mobilização religiosa e os seus efeitos nefastos na política, cultura e sociedade."

Obrigado a Mitchell Cohen

Basta ver o recente apelo a rebeliões por parte do cardeal Tarcisio Bertone (assunto sobejamente discutido no
Diário Ateísta) para qualquer pessoa racional em Portugal entender que, estas preocupações não se aplicam só ao fundamentalismo cristão ou islamico

October 12, 2007

Princípios

Os nossos princípios não são a “fé”. A nossa crença não é uma crença. Nós não nos baseamos apenas em ciência e razão, porque essas são as condições necessárias no lugar de serem suficientes. Podemos não concordar em muitas coisas, mas respeitamos o livre raciocínio, o debate sem limitações e a procura de novas ideias. Nos temos as nossas convicções, mas não são dogmáticas. Mas não somos imunes aos mistérios e à maravilha: temos musica, literatura, dilemas éticos que são bem melhores do que qualquer livro sagrado.

Obrigado a Christopher Hitchens

October 8, 2007

“Mulheres, submetam-se aos vossos maridos"

O deus Judaico-Cristão espera que as mulheres vivam em subjugação ao homem. Escrito por São Paulo: “Mulheres, submetam-se aos vossos maridos, assim como ao senhor. Porque o marido é o senhor da mulher, assim como Cristo é o senhor da igreja. (Ephesians 5:22-24). O Corão apresenta os mesmos argumentos, com a agravante que “mulheres desobedientes devem ser chicoteadas” (4:34).

O efeito da religião (especialmente a de tradição Abrahamica) é de demonizar a sexualidade feminina, e apresentar a mulher como moralmente e intelectualmente inferior ao homem. Se alguma vez conseguirmos alcançar uma civilização com uma igualdade verdadeira, respeito e amor entre sexos, não vai ser graças ao que está escrito nos livros “sagrados”.

Obrigado a Sam Harris

October 1, 2007

Comédia e desolação

Dito por Mahmoud Ahmadinejad na recente comunicação na Columbia University em Nova York:

“Se acreditamos que a ciência é a iluminação proporcionada por Deus em toda a sua sabedoria, então, o seu âmbito encontra-se num plano mais elevado do que a ciência como método experimental (…)

Um dos males que se pode fazer à ciência é limita-la ao âmbito do método experimental e da regra física (…)

As realidades do mundo não estão limitadas a sua realidade física. Esta realidade física não é mais do que sombras de uma realidade suprema (…)”

Para além do momento de comédia em estilo «clube de stand up comedy no Bronx» com a questão dos homossexuais no Irão, ou da liberdade académica, ou do tratamento de mulheres, Ahmadinejad dá também mostras da atroz acção do dogmatismo religioso: se a religião consegue fazer isto a um professor universitário, imaginem o que pode fazer a todas as outras pessoas naquela (ou noutra qualquer) teocracia.