January 16, 2008

demencias perigosas

Tal como escrevi no D.A., Mike “Mullah” Huckabee tornou a mostrar o quanto é um lunático perigoso. E este fanático estar a avançar no processo de nomeação para ser o candidato republicano às eleições está a deixar-me nervoso.

Numa conversa com os seus apoiantes em Michigan, ele disse: “Eu tenho adversários políticos que não querem mudar a Constituição. Mas eu acredito que é mais fácil mudar a Constituição do que mudar a palavra de Deus. E é isso que precisamos fazer – fazer uma emenda na Constituição para que esta esteja de acordo com os padrões de Deus, do que tentar mudar os padrões d’Ele para acomodar alguns visões contemporâneas.”

Não só este idiota está louco, está errado, a “palavra de Deus” não é infalível. Sendo a “sua palavra” o que está escrito na bíblia, esse documento foi reescrito inúmeras vezes por um grupo de pessoas sem quaisquer qualificações morais, académicas, cientificas, sem qualquer controlo exterior de outras pessoas interessadas, sem qualquer justificação que não a dos estados de humor dos participantes. A Constituição Americana, para ser alterada precisa de 2/3 da maioria dos votos no Senado e na Casa dos Representantes, e uma maioria de 3/4 dos Estados da União.

Essa é uma das diferenças substanciais entre a teocracia e a democracia, a representatividade dos seus constituintes, a capacidade de desacordo, a clareza de propósitos da última. Ao contrário da primeira, onde “é assim, porque deus assim o deseja”.

Insanidade! Pura!