January 31, 2008

50 milhões

Um dos "colegas de racionalismo" mais visitado aqui no NOVA é Phil Plait

No sítio dele podemos ver este clip




Coitado do Phil. É fácil de perceber a sua frustração. Realmente, e como ele escreve, "it’s getting hard to avoid the idea that it’s increasingly embarrassing to be an American these days."

Phil, amigo. Estamos contigo.

O título deste artigo é a quantidade de dinheiro que foi junto por associações evangélicas para construir esta aberração de "museu"

Ao menos há que dar crédito a quem merece. Gostei de ver o "Ministro" Henry Brinton a dizer que "não quero que um professor de ciência leve o meu filho a este lugar." Amen!

January 27, 2008

new kid on the block

www.portalateu.com

Este é um sítio com imenso potencial, com áreas como "noticias, opinião, editorial, podcast, humor, direito a resposta".

Tem também Departamentos para apresentar temas de ateísmo específicos para tópicos como, "Ciência, Psicologia, Legalidade, Descriminação, Juventude, Cultura" e muitos outros conteúdos.


Portanto, vamos dar as boas vindas a este novo espaço para os não crentes Portugueses, e desejar as maiores felicidades para este projecto.

Viva o PortalAteu

January 24, 2008

ainda a questão da educação

O Estado da Florida nos Estados Unidos acabou de passar por um processo que podia ter sido colado da Europa há dezenas de anos (no mínimo). A partir de agora, um novo padrão de ciência para o sistema escolar é (imagine-se) mencionar a palavra Evolução(!!). Fantástico!

Isto relaciona-se exactamente com este cartoon


Obrigado a Jeff Parker

Na tradução (para quem é menos versado em Inglês) pode-se ler
"No interesse da ciência, alguém devia testar com rigor, e estudar o porquê de, simplesmente por se mencionar a palavra "E", faz com que haja outras membros do conselho directivo “de-evoluírem”.

January 23, 2008

momento de descontracção

Um dos cavaleiros do Novo Ateísmo (e herói do NOVA) num (raro) momento de descontracção televisiva.




Já agora, o apresentador do programa é Marcus Brigstocke, que tem esta magnifico momento de comédia com as religiões.

January 18, 2008

alterações

Tradução: " o que precisamos fazer é emendar a Constituição de foma a que esteja de acordo com Deus"

Obrigado a Steve Benson

January 17, 2008

Islão...mulher... opressão.... morte.....

Este é um curto filme de 10mts realizado por Ayaan Hirsi Ali e Theo Van Gogh, ressaltando a opressão das mulheres pelo Islão.

Pouco tempo após a exibição deste filme, Theo Van Gogh foi assassinado. Cortaram-lhe a garganta e deixaram uma nota de 5 paginas, sobre o seu peito, dirigida a Ayaan Hirsi Ali!!

Métodos persecutórios como este, atentatórios da liberdade pessoal do individuo, do ser humano, da mulher, têm sido ao longo dos séculos utilizados pelas mais diversas confissões religiosas para impor a sua fé.

Não será graças aos mais variados deuses que veremos estas atitudes criminosas acabarem !!!

January 16, 2008

demencias perigosas

Tal como escrevi no D.A., Mike “Mullah” Huckabee tornou a mostrar o quanto é um lunático perigoso. E este fanático estar a avançar no processo de nomeação para ser o candidato republicano às eleições está a deixar-me nervoso.

Numa conversa com os seus apoiantes em Michigan, ele disse: “Eu tenho adversários políticos que não querem mudar a Constituição. Mas eu acredito que é mais fácil mudar a Constituição do que mudar a palavra de Deus. E é isso que precisamos fazer – fazer uma emenda na Constituição para que esta esteja de acordo com os padrões de Deus, do que tentar mudar os padrões d’Ele para acomodar alguns visões contemporâneas.”

Não só este idiota está louco, está errado, a “palavra de Deus” não é infalível. Sendo a “sua palavra” o que está escrito na bíblia, esse documento foi reescrito inúmeras vezes por um grupo de pessoas sem quaisquer qualificações morais, académicas, cientificas, sem qualquer controlo exterior de outras pessoas interessadas, sem qualquer justificação que não a dos estados de humor dos participantes. A Constituição Americana, para ser alterada precisa de 2/3 da maioria dos votos no Senado e na Casa dos Representantes, e uma maioria de 3/4 dos Estados da União.

Essa é uma das diferenças substanciais entre a teocracia e a democracia, a representatividade dos seus constituintes, a capacidade de desacordo, a clareza de propósitos da última. Ao contrário da primeira, onde “é assim, porque deus assim o deseja”.

Insanidade! Pura!

January 15, 2008

FoobieJesus

para amantes de gatos




Eu também vejo Jesus no meu gato!!

this is not a joke

Este é um jornal chamado "Respostas no Génesis". Que pede para serem entregues artigos "científicos" (aqui as aspas são mais que necessárias) para se apresentar trabalhos que mostrem que foi deus que criou o mundo, e que foi há 6 mil anos atrás.


A imbecilidade do costume.




Estes idiotas são do pior que o criacionismo pode oferecer, mas como diz Phil Plait, "publish and perish", ou seja, "publiquem e morram", neste caso, no sentido académico do termo, claro.

January 9, 2008

Simultaneidades

Horas depois de eu publicar este texto no Diário Ateísta, o nosso amigo Pat Condell também expressava a sua opinião no Youtube sobre o demente do Robertson.



Se eu fosse vaidoso, diria que “great minds think alike”, mas eu não sou : )

January 8, 2008

Cientistas dizem a sua opinião


“A lógica que nos convence que a evolução é um facto, é a mesma lógica que nos diz que fumar é prejudicial para a saúde” disse o Prof. Gilbert Omenn da Universidade de Michigan no lançamento de um livro sobre evolução das espécies patrocinado pela Academia Nacional de Ciências, a instituição científica de maior importância na Americana.

“Eu ficaria muito preocupado se tivéssemos um Presidente que não acredite na evolução, uma vez, que por essa falta de raciocínio lógico, outros assuntos científicos podem ser também vistos de uma forma errada”, acrescentou Omenn.

Um dos candidatos a presidente Huckabee, que disse num debate televisivo disse que não acreditava na teoria da evolução, disse depois da sua primeira vitória em Iowa que “questões sobre ensino de criacionismo nas escolas, não é um assunto para o Presidente da América. O actual Presidente disse que apoiava o ensino da teoria do “desenho inteligente” na base de ensino de “teorias alternativas” aos jovens.

Ommen acrescentou que desenho inteligente (que é outro nome para criacionismo) deve ser banido das aulas de ciência. “Curiosidade científica não se trata de aceitar, baseado em fé, numa teoria ou numa passagem da bíblia.”

O Prof. Francisco Ayala, professor de Ciência Biológica na Universidade de Califórnia, acrescentou que “nós não ensinamos astrologia como uma teoria alternativa À astronomia, ou bruxaria como alternativa à medicina. É preciso perceber a diferença entre o que é e não é ciência. Não se pode “ensinar” criacionismo como uma alternativa à teoria da evolução”

January 5, 2008

debate entre Sam Harris e o Rabi David Wolpe

Fantástico debate entre um dos heróis do NOVA, Sam Harris e o Rabi Wolpe na "casa" deste último, a American Jewish University. De notar que Sam é originário de uma cultura judia, principalmente pelo lado da mãe. Como tal, é muito interessante neste debate ver um Judeu Ateísta a debater um crente do seu próprio grupo étnico, e por sua vez a defender mais uma vez brilhantemente as suas opiniões.



Um excelente debate.

CDRJC (1)

Vamos iniciar uma rubrica no NOVA que se vai chamar "contagem decrescente para o regresso do JC" (CDRJC)

Primeiro deixo a razão para começar esta rubrica. Por muito que as pessoas não gostem dos Estados Unidos, ou que achem que esse país tem muitas coisas que são erradas, principalmente aos olhos de Europeus, deve-se aceitar que
os USA têm uma influência declarada sobre as nossas vidas. Principalmente a nível económico, mas também a nível cultural, social e militar. Por exemplo, Portugal faz parte da NATO, e como tal, conflitos militares em que os EU estejam envolvidos, podem incluir Portugal.

A outra razão é, claro, os US tem dos aparelhos militares mais poderosos do mundo, e podem (como já fizeram no passado) usar esse aparelho, nem que seja para "guerras preventivas". Quem estiver sentado na Casa Branca (e vejam o caso do Bush) tem essa capacidade.

Ainda mais importante são todos os misseis estacionados nos seus silos. E como diz, Christopher Hitchens, "não pode haver coisa mais perigosa do que filosofias
messiânicas com armas nucleares". É verdade que ele estava a referir-se ao Islão, mas uma teocracia cristã, não tem diferenças na sua natureza ou na sua base de crenças.

Como tal, saber quem vai ganhar as eleições Americanas este ano, é de grande importância para o globo.


De grande preocupação para o NOVA, é qual será o candidato republicano que vai concorrer a essas eleições. Principalmente devido a dois dos candidatos para essa nomeação: Mike Huckabee e Mitt Romney. Estes dois senhores vêm de grupos que podem ser considerados no mínimo como cultos: os cristãos baptistas para o primeiro, e o mormonismo no caso do segundo. E ambos, se não procuram tornar a América numa teodemocracia (ver o post com o clip de Pat Condell), estão de certeza na "cama" com os fanáticos religiosos que desejam ardentemente o regresso daquele que é o "salvador" deles e dos acreditam nos mesmos disparates, o "big JC" (Jesus Cristo, ele mesmo).

Como tal, o NOVA vai manter uma atenção especial a esta CDRJC.




January 3, 2008

guerra à ciência

Este vídeo trata do crescimento da influência do Desenho Inteligente na comunidade Americana, até ao famoso Julgamento de Dover.

Numa abordagem imparcial, são apresentados os dois lados da discussão, com o lado dos defensores da teoria da evolução a ser brilhantemente defendido por Richard Dawkins e Sir David Attenborough.

Clique na imagem abaixo.




Com a qualidade já esperada da BBC.