December 29, 2012

Ateísmo na TV Portuguesa

No Jornal da Noite da SIC Notícias uma reportagem em como é que pessoas com fé em deus (neste caso, se for um muçulmano ou um católico) e pessoas sem essa crença, vivem o seu dia-a-dia onde nos confrontamos com cada vez mais dificuldades económicas e nos sentimos cada vez mais desamparados. Imagino que a reportagem não tivesse sido feita a tempo.


O jornalista responsável é o Luís Manso, e pelas perguntas que ele me fez, a reportagem será muito interessante.




Quando estiver on-line coloco aqui o vídeo.

December 26, 2012

Conversa com Rui Unas

Fui entrevistado pelo Rui Unas sobre ateísmo em Portugal e no mundo.

O Rui é muito bom entrevistador e muito divertido.

O podcast pode ser encontrado aqui.


E faço aqui um spoiler... ele "sai do armário" : )

O que pode fazer um ateísta nesta época

Ora aqui estão "soluções"








Tradições ateístas da época: decorar a árvore filogenética, levar as crianças a visitar o Professor Claus na Universidade local, fazer um Darwin de massa-pão, uma decoração ateísta, construir um Richard Dawkins de neve para debater com o boneco de neve do vizinho (em Portugal só se aplica na Serra da Estrela), camisolas Nietzche, uma creche hominídea, e um "ateísmatal" tipo Charlie Brown.

Este cartoon é de BrianMcFadden.

 

December 25, 2012

Ainda não foi desta...

Que atencioso...


"D. José Policarpo abre a mensagem de Natal também aos não crentes e insiste que há lugar para que os que não acreditam. «Convidamo-los a celebrar connosco o Natal, talvez o senhor vos visite, inundando o vosso coração de luz e de paz», sublinha."

Caro Sr. Policarpo.
Não preciso do seu "convite" para perpetuar aquilo que é (era) uma festa pagã e que os cristãos dizem agora ser uma festa para louvar o nascimento do vosso "senhor".

Mais, também dispenso bem a prepotência e arrogância de me dizerem que "luz e paz", "talvez" me seja dada por um "deus" que permite injustiça, violência e intolerância. Eu tenho a paz necessária para viver em sociedade, mas também não tenho a hipocrisia de dizer que se "deve dar a outra face". Quanto a "luz", se for preciso, a luz do meu telefone chega para iluminar a escuridão.

E já agora dizer que, mais uma vez, deus não (talvez me visitasse, é bem verdade) apareceu. Faz 2012 anos, e em todos os outros antes disso, que deus, ou o seu filho, teimam em não o fazer. Apenas a fé religiosa é que não ajuda a tirar a conclusão óbvia do que quer isso dizer.


December 24, 2012

Uma mensagem de sosltício de inverno

Quem conhece as minhas opiniões em relação à imprensa Portuguesa, e da forma como esta cobre tudo o que é opinião de um qualquer "líder espiritual" religioso, que basta dizer que fala por deus e pelos católicos, e imediatamente tem direito a uma página, a uma coluna, a uma caixa para ter uma plataforma para dizer o que bem lhe apetece.

Na imprensa Portuguesa, por esta altura, quando cada vez mais se sabe (e aceita) que o "Natal" nada de Cristão tem (Jesus não nasceu no 24 de Dezembro, o natal era uma festa pagã, muitas das tradições desta época vêm de mitologias nórdicas), apenas os religiosos são procurados, ou lhes dado "tempo de antena", quando outras organizações de carácter secular ou laico..."grilos".

E porquê? Porque os religiosos dizem sempre que usam esta altura para ajudar os outros. Verdade. Mas que é sempre associado a uma proselitismo parolo e irritante.

Vejam mais um exemplo.

"O bispo do Funchal, D. António Carrilho, diz hoje na sua mensagem de Natal que "a Igreja está atenta ao sofrimento da família humana". "A Igreja está atenta ao sofrimento da família humana e procura apontar para novos caminhos de esperança, com a ajuda espiritual e material, em gestos concretos de amor fraterno e no voluntariado solidário de muitas das nossas instituições", declara na mensagem, intitulada "Uma grande luz desceu sobre a Terra".
"A Igreja está atenta ao sofrimento da família humana e procura apontar para novos caminhos de esperança, com a ajuda espiritual e material, em gestos concretos de amor fraterno e no voluntariado solidário de muitas das nossas instituições", afirma."Deixemo-nos, pois, envolver pelo dinamismo do Natal, que é anúncio, acolhimento e envio: Vamos a Belém ao encontro de Jesus-Menino e ajudemos os nossos irmãos a encontrarem-se com Ele"."

O "voluntariado solidário" é uma coisa nobre e bem-vinda, mas quando os católicos colam a essa iniciativa humana uma "missão religiosa", acaba por empobrecer a própria acção. Não deve haver necessidade de "promover encontros com um qualquer Ele", para se ser fraterno.

E a imprensa Portuguesa, ao passar esta mensagem que, a caridade é um fenómeno ligado à religiosidade e os religiosos são mais morais do que os outros porque são caridosos, é uma falácia que não faz bem a qualquer sociedade moderna e progressista.

Para todos os ateus que me lêem (e também para nos ateus, que bem sei que eles cá vêm ter), um bom solstício de inverno, e que os dias comecem a ser mais longos,e as noites mais quentes.


December 21, 2012

“Verdadeiros” cristãos.



Ainda no seguimento do que aconteceu em Connecticut, continua o “desfile” de insanidade religiosa cristã.

Resumindo dos últimos dias: nos USA, a separação do estado e igreja, a não obrigação de todas as crianças nas escolas terem de rezar obrigatoriamente, porque os adultos não têm medo do inferno, deus fica zangado e envia furacões, terroristas para derrubar torres e assassinos para matar crianças.

James Dobson da organização Focus on the Family, Mike Huckabee no topo da lista para candidato a Presidente em 2016 pelos Republicanos, Newt Gingrich, antigo Presidente da Camara dos Representantes  e candidato a Presidente este ano e um tal de Joel Rosenburg, que na opinião dele, a culpa é de pessoas como… Jon Stewart, por causa de uma qualquer “guerra” contra Jesus e o Natal.

 
É este o estado da insanidade cristã de alguns dos membros da religião protestante e católica nos USA, um deus invejoso, um deus vingativo, um deus intolerante… na verdade não muito diferente do deus da Bíblia.

Pelos vistos, são estes os “verdadeiros” cristãos. Pelo menos, não vejo ninguém dos religiosos a os criticar ou corrigir.

December 15, 2012

Quando deus é um assassino

Mesmo de férias... não consigo resistir a mais uma vez mostrar como pensam aqueles que dizem que falam por deus.

Toda a gente sabe o que aconteceu em Connecticut (o Estado Americano onde vivi durante 4 anos), um louco entrou na Sandy Hook Elementary School em Newtow e matou 20 crianças e sete adultos.

Uma coisa horrível, incompreensível, sem razão de ser.

E imediatamente os vermes começam a sair dos buracos nojentos onde arranham os joelhos prostrados em frente de imagens dos seus deuses.

Neil Cavuto, jornalista da FOX-News: "Normalmente, numa tragédia como esta, as pessoas perguntam "como pode Deus deixar isto acontecer".
Mike Huckabee: "É uma coisa interessante. Nós perguntamos o porque de haver violência nas nossas escolas, mas nós removemos sistematicamente Deus das nossas escolas. Devemos ficar surpreendidos que as nossas escolhas se tornem em sítios de massacre? Porque tornamos a escola num sítio onde não se fala da vida eterna e o que significa responsabilidade e ser-se responsável por algo".


Esta é um das vozes mais influentes no Estados Unidos, não só a nível religioso, como inclusive a nível político, tendo já concorrido para ser nomeado pelos Republicanos para Presidente dos Estados Unidos. Inclusivo fala-se que poderá novamente tentar concorrer em 2016. E, claro, tem também um "pódio" para falar que é a incontornável FOX-News, onde qualquer fanático pode incitar ódio e medo, desde que seja um representante de deus, dos conservadores ou do lobbie das armas.

Mas vamos esmiuçar ainda mais as palavras deste reles, ignorante, pastor cristão transformado em comentador da extrema direita religiosa.

Qual foi o maior número de vitimas? Crianças. Se existe uma separação do Estado e da Igreja (que diga-se, está lavrado na Constituição Americana), são as crianças responsáveis? Foram elas que decidiram isso? São elas portanto que são as culpadas? O que Huckabee sugere é que o seu deus, o piedoso, o carinhoso, um deus cheio de amor, agiu através de um louco para passar o seu julgamento do aborrecimento que "ele" sente por estar a ser "afastado das escolas", fazendo com que 20 crianças fossem assassinadas a sangue frio.

Deplorável. Enjoativo. Reprovável.

Como disse Christopher Hitchens "estas pessoas podem dizer aquilo que querem, desde que tenham a palavra "pastor" antes do nome".





December 13, 2012

Finalmente!

"Em entrevista ao Público na semana passada, e a propósito da detenção do vice-reitor do seminário menor do Fundão, Catalina Pestana afirmou que este caso não era único e que ela própria já tinha denunciado abusos sexuais na igreja de Lisboa. A ex-provedora disse até ter reunido com D. José Policarpo e membros da conferência episcopal portuguesa.

Em resposta a estas declarações, a Procuradoria Geral da República decidiu ontem abrir um inquérito. Sobre esta investigação em curso, o Patriarcado não tem qualquer declaração a fazer."

Ver aqui.



Finalmente!

Haja coragem das instituciões laicas para apurar resposabilidades dentro da Igreja Católica e acionar mecanismos para punir as pessoas responsáveis por abuso de menores em Portugal, por muito que estas tenham "coberturas dívinas".

Ficamos à espera do resultado do inquérito.

December 12, 2012

Rezar. Rezar ainda mais. E com mais fervor.

Dos mesmos que promoveram a Fortnight for Freedom, um "evento especial que suportava uma campanha nacional para o ensino e o testemunho da liberdade religiosa", com o propósito de tentar demonizar o presidente Obama com acusações de a Administração da Casa Branca estar a tentar destruir a religião, e a obrigar os católicos a fazerem coisas "imorais" e "pecaminosa", tal como oferecer anti-anticoncepcionais para a saúde reprodutora de qualquer mulher que trabalhe numa instituição católica que possa ter funcionários não católicos.

Nesse evento, a ideia era rezar. E rezar um pouco mais. E depois de rezar, rezar mais um pouco.

Para azar dos Bispos que organizaram o evento, o Supremo Tribunal afirmou como constitucional o Obamacare, os Católico votaram maioritariamente na reeleição de Obama e referendos para casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram aprovadas em Washington, Maine and Maryland.

E como os resultados foram fenomenais da primeira vez, os mesmos bispos querem agora continuar com o bom trabalho.

"The U.S. Catholic bishops have launched a pastoral strategy addressing critical life, marriage and religious liberty concerns. The five-part strategy or call to prayer was approved by the bishops in November and is set to begin after Christmas. The overall focus is to invite Catholics to pray for rebuilding a culture favorable to life and marriage and for increased protections of religious liberty."

Ou seja, rezar. Rezar ainda mais. E com mais fervor.

E eu acho que sim. Os resultados são óbvios.