July 9, 2008

Histeria religiosa

Tal como já tinha colocado aqui, no site do PZ Myers vem a história de um jovem, de nome Webster Cook que levou uma eucaristia, neste caso uma “hóstia consagrada” de uma igreja.

É curioso ver a histeria da igreja católica Americana. Reparem nos termos usados:

(...) Susan Fani a spokesperson with the local Catholic diocese. "However, if anything were to qualify as a hate crime, to us this seems like this might be it."

"It is hurtful," said Father Migeul Gonzalez with the Diocese. "Imagine if they kidnapped somebody and you make a plea for that individual to please return that loved one to the family."

Catholic League president Bill Donohue offered the following remarks today: For a student to disrupt Mass by taking the Body of Christ hostage--regardless of the alleged nature of his grievance--is beyond hate speech.

Um "crime", um "rapto", uma "acção odiosa".
Como??


"Crimes, raptos, e acções odiosas" são coisas mais bem sérias do que alguém andar a passear uma hóstia por onde lhe apetece.

E qual é a razão para acreditar que uma hóstia se torna literalmente no “corpo de Jesus Cristo?” Dogmas da Idade Média? Superstição e irracionalismo? Cânones religiosos sem qualquer fundamento credível de verdadeiros milagres de transubstanciação?

Que raio. Será que, se pegarmos numa dessas hóstias podemos estudar qual o ADN de Jesus Cristo? Uma vez que os católicos acreditam que se transforma no seu corpo. E se espetarmos a hóstia como uma agulha será que sangra?


Tudo isto é rídiculo.

Tanta violência verbal e de actos por causa de uma acção, que mesmo estúpida, não tem qualquer importância ou efeito: a não ser que se seja um fanático religioso.

Entretanto PZ fez um desafio, ele quer que alguém lhe envie uma eucaristia, e ele promete que a vai tratar como aquilo que realmente é, uma bolacha!