April 12, 2013

O conceito de uma "igreja ateísta"

"Com o som de canções alegres e com uma congregação apostada em viver vidas boas, uma igreja em Londres é como qualquer outra - excepto não existir nenhuma menção de Deus.

A igreja ateísta Britânic, apesar de ter três meses de vida já tem mais "fieis" do que aqueles que o serviço consegue comportar, e mais de 200 não crentes em todo o mundo já contactaram os organizadores e perguntaram como fazer um projecto igual

"Existe muito sobre a Igreja que não tem nada a ver com Deus, tem a ver com encontrar pessoas, tem a ver com com pensar como podemos melhorar a nossa vida" diz Jones, um homem de 32 anos com uma barba espessa e com um riso como um trovão.

Esta Igreja, chamada The Sunday Assembly tem como valores principais "ajude o máximo que puder, viva bem e admire-se ainda mais".


Ver aqui.

Eu não sou um grande fã destas cópias do que os religiosos fazem. Mas um encontro de ateístas pode assumir qualquer forma...ou não? Ou seja, se organizarmos um encontro de ateístas para fazer uma acção de caridade, podemos ter alguém a dizer que é "copiar os religiosos"? Ou por exemplo, se quiser organizar um casamento na praia, posso me ser dito que é o mesmo formato que "casar numa igreja?".

É uma discussão a ter na comunidade ateísta.