April 24, 2011

Cientistas ateístas

Jerry Coyne, outro convicto e declarado "novo ateísta", escreveu uma carta aberta para o British Centre for Science Education e o National Center for Science Education (este nos USA)

Ponho aqui parte da carta, porque estou totalmente de acordo com ela. Como cientista, apesar de não ser na área da biologia evolutiva (a minha especialidade é fisiologia humana), entendo bem o argumento de Jerry e de Richard: lá por se ser ateísta não se deve ser criticado pelas coisas que dizemos onde se intersectam a falta de fé religiosa e o conhecimento científico.

De Jerry Coyne

"Caros camaradas

Apesar de podermos divergir nas nossas filosofias e acções relativamente a religião, nós partilhamos um objectivo comum: a promulgação de boa ciência tanto no Reino Unido como na América - e à volta do mundo. Muitos de nós, como eu e Richard Dawkins, passamos muito do nosso tempo a ensinar a evolução para um público generalizado. Existe pouca dúvida que Dawkins, será de facto, o mais proeminente académico na área da evolução no mundo inteiro. Ele não só conseguiu fazer muitas pessoas aceitarem a evolução biológica moderna, como converteu muitos dos que rejeitam a evolução (na maior parte religiosos) em pessoas que aceitem a teoria da evolução.

No entanto, os vossos funcionários, actuais e passados, decidiram passar muito do seu tempo não a combater criacionistas, mas sim evolucionistas que acontecem ser ateístas. Isto parece derivar da vossa ideia que, se o evolucionismo estiver associado ao ateísmo, que vai causar prejuízo à causa da educação científica e que pode fazer pessoas afastarem-se da teoria da evolução.

Eu acho que esta ideia é falsa por várias razões, incluindo uma completa falta de evidência que esta ideia é verdade, mas também pela falha em compreender que o criacionismo é um sintoma da religião (e não apenas de religião fundamentalista) , e que continuará a existir enquanto existir fé religiosa

A política oficial das vossas organizações, parece ser de acomodar a religião. Vocês dizem constantemente para os cientistas ateístas para se calarem, e até aceitam uma espécie de teologia que a fé religiosa e a ciência são compatíveis. "

Podem ler o resto aqui.

É importante que os cientistas que são ateístas não tenham que ter receio de afirmar que os sistemas de ver o mundo estão interligados, e que as pessoas mentem a si próprias quando entendem o mundo natural, e no entanto continuam a insistir em "dimensões sobrenaturais".