June 21, 2012

Os meios e os fins

Nota introdutória, as expressões que aparecem entre aspas são públicas, ou então resultam de comunicações pessoais

Tenho uma sugestão a fazer.
Acho que há um grupo, bastante alargado diga-se, de ateus Portugueses que deviam criar a Associação Portuguesa do Ateísmo Positivo: a APAP portanto.

Desta forma, haveria uma organização que poderia promover o ateísmo de uma forma “positiva e construtiva”, que simplesmente não sirva para “dizer mal da religião”, com pessoas “eruditas” e “tolerantes”. Com ateístas sem “narcisismos individuais”, ou com mania que “têm o rei na barriga” e que “querem protagonismo”.

A APAP podia então “tirar o ateísmo e humanismo da beira do precipício”, onde não houvesse “ódio e cuspo” ou “ateísmos cores de rosa”. A APAP pode deixar esse estilo de "intolerância" aos “ateus arrogantes”.

Assim a APAP pode ficar “higienicamente” limpa deste tipo de ateístas. Uma nova utopia da promoção do ateísmo, sem falar mal das religiões, sem ofender os crentes, sem criar conflitos. Um ateísmo branco, portanto.

A APAP assim poderia elevar o discurso do ateísmo em Portugal! Criar uma dinâmica de debate onde se discute todas as virtudes do ateísmo positivo, ao contrário dos ateístas que claramente não querem que o ateísmo avance, como se pode ver pelos seus "artigos mal amanhados", ou "muito mal escrito(s)".
Assim, as "discussões sobre metodologias" ou "sobre estratégias" podem existir, mas entre aqueles que têm boas intenções e boas maneiras. Os outros, aqueles que são os que querem "conduzir o ateísmo para o abismo", primeiro são "colocados no lugar" e depois, quando souberem ter maneiras e estejam alinhados com o "ateísmo positivo" serão aceites na irmandade.

Agora a sério. Os últimos acontecimentos que aconteceram na comunidade ateísta faz-me sempre lembrar o que Sam Harris diz vezes sem conta. Cada vez que ele é sempre acusado (pelos Scott Atrans do mundo) que ele faz "um mau serviço ao ateísmo", o Sam, naquela paciência que o caracteriza explica que, ele próprio não acredita que todos devem pensar como ele. Há múltiplas maneiras de promover o ateísmo e de fazer chegar a mensagem do ateísmo às pessoas. Sam Harris até é um dos promotores de ateísmo que tem resultados. Não só os seus livros venderam nas centenas de milhares de cópias, como é um dos prelectores mais procurados, assim como um autor e cientista respeitado. E no entanto é claramente um ateísta que é apelidado de "arrogante", "narcisista" e "intolerante".



Mas enfim... aparentemente o que destinge os líderes morais do ateísmo dos "ateístas arrogantes" é a convicção que os seus "meios" são melhores para chegar aos mesmos resultados.