January 5, 2008

CDRJC (1)

Vamos iniciar uma rubrica no NOVA que se vai chamar "contagem decrescente para o regresso do JC" (CDRJC)

Primeiro deixo a razão para começar esta rubrica. Por muito que as pessoas não gostem dos Estados Unidos, ou que achem que esse país tem muitas coisas que são erradas, principalmente aos olhos de Europeus, deve-se aceitar que
os USA têm uma influência declarada sobre as nossas vidas. Principalmente a nível económico, mas também a nível cultural, social e militar. Por exemplo, Portugal faz parte da NATO, e como tal, conflitos militares em que os EU estejam envolvidos, podem incluir Portugal.

A outra razão é, claro, os US tem dos aparelhos militares mais poderosos do mundo, e podem (como já fizeram no passado) usar esse aparelho, nem que seja para "guerras preventivas". Quem estiver sentado na Casa Branca (e vejam o caso do Bush) tem essa capacidade.

Ainda mais importante são todos os misseis estacionados nos seus silos. E como diz, Christopher Hitchens, "não pode haver coisa mais perigosa do que filosofias
messiânicas com armas nucleares". É verdade que ele estava a referir-se ao Islão, mas uma teocracia cristã, não tem diferenças na sua natureza ou na sua base de crenças.

Como tal, saber quem vai ganhar as eleições Americanas este ano, é de grande importância para o globo.


De grande preocupação para o NOVA, é qual será o candidato republicano que vai concorrer a essas eleições. Principalmente devido a dois dos candidatos para essa nomeação: Mike Huckabee e Mitt Romney. Estes dois senhores vêm de grupos que podem ser considerados no mínimo como cultos: os cristãos baptistas para o primeiro, e o mormonismo no caso do segundo. E ambos, se não procuram tornar a América numa teodemocracia (ver o post com o clip de Pat Condell), estão de certeza na "cama" com os fanáticos religiosos que desejam ardentemente o regresso daquele que é o "salvador" deles e dos acreditam nos mesmos disparates, o "big JC" (Jesus Cristo, ele mesmo).

Como tal, o NOVA vai manter uma atenção especial a esta CDRJC.