January 8, 2008

Cientistas dizem a sua opinião


“A lógica que nos convence que a evolução é um facto, é a mesma lógica que nos diz que fumar é prejudicial para a saúde” disse o Prof. Gilbert Omenn da Universidade de Michigan no lançamento de um livro sobre evolução das espécies patrocinado pela Academia Nacional de Ciências, a instituição científica de maior importância na Americana.

“Eu ficaria muito preocupado se tivéssemos um Presidente que não acredite na evolução, uma vez, que por essa falta de raciocínio lógico, outros assuntos científicos podem ser também vistos de uma forma errada”, acrescentou Omenn.

Um dos candidatos a presidente Huckabee, que disse num debate televisivo disse que não acreditava na teoria da evolução, disse depois da sua primeira vitória em Iowa que “questões sobre ensino de criacionismo nas escolas, não é um assunto para o Presidente da América. O actual Presidente disse que apoiava o ensino da teoria do “desenho inteligente” na base de ensino de “teorias alternativas” aos jovens.

Ommen acrescentou que desenho inteligente (que é outro nome para criacionismo) deve ser banido das aulas de ciência. “Curiosidade científica não se trata de aceitar, baseado em fé, numa teoria ou numa passagem da bíblia.”

O Prof. Francisco Ayala, professor de Ciência Biológica na Universidade de Califórnia, acrescentou que “nós não ensinamos astrologia como uma teoria alternativa À astronomia, ou bruxaria como alternativa à medicina. É preciso perceber a diferença entre o que é e não é ciência. Não se pode “ensinar” criacionismo como uma alternativa à teoria da evolução”