March 6, 2012

Os nazis e o desdém pelo ateísmo

Num livro de Peter Longerich sobre a biografia de Heinrich Himmler, Longerich mostra que Himmler não gostava que nas igrejas cristãs fosse proibido que membros da SS não tivessem lugares de liderança, uma vez que Himmler considerava-se como um crente em deus.

Mais mais importante, Longrich cita uma carta de Himmler que foi direccionada para um padre em 1937 sobre o facto de o sistema de crenças dos membros da SS eram da privacidade desses mesmos. No entanto, por decreto, esse sistema de crenças não incluiria nunca a não-crença. Himmler escreveu nessa carta:" A única visão do mundo que não é tolerada dentro das SS é o ateísmo. Eu não tolero que ateístas tenham lugares de proeminência dentro das SS. Todos os membros têm de ter uma profunda crença em Deus, o que os meus antepassados chamavam "Waralda", o antigo, aquele que é mais poderoso que nós" (Longerich, Heinrich Himmler, Oxford University Press, 2012, p. 220).

Himmler tinha ideias muito estranhas sobre divindades, uma vez que, para além deste declarado cristianismo, Himmler foi também responsável pelo desenvolvimento de ideias bastante estranhas sobre "pureza da raça", sobre a descendência de nazis de deuses. Mas mais uma vez, para os fanáticos que "patrulham"a internet, com mentiras e falsidades sobre a historia do III Reich.