March 15, 2012

You can run, but you can't hide

"O Arcebispo de Nova York, o cardeal Timothy M. Dolan criticou uma proposta legislativa na Câmara Municipal de Nova York que faria quem, por um ano, o estatuto de limitação para a abertura de um processo civil para casos de ofensa sexual deixar de se aplicar. Isso permitiria que pessoas que foram abusadas sexualmente por padres no Estado de Nova York pudessem apresentar o seu caso em tribunal. O cardeal disse que estava "muito preocupado" porque isso causaria uma "inundação" de processos de tribunal o que faria como que a igreja tivesse de gastar muito dinheiro na sua defesa ou em possíveis compensações financeiras.

"Eu penso que os bispos têm sido muito francos no seu arrependimento e na admissão que a igreja não tratou bem destes assuntos no passado, no entanto aborrece a igreja continuar a ser um alvo de ataques."

Ver aqui.

Pois, é uma chatice muito grande isto da "justiça secular", da "responsabilização moral", do acto de "julgamento de crimes". Devia depender de "deus", e principalmente daqueles que dizem falar por "ele", não era? Decretava-se que "o que lá vai, lá vai", e que agora é que somos infalíveis e sem mácula.

Isto de as vitimas andarem à procurar justiça, principalmente uma justiça que lhes foi negada por causa da coerção para o silêncio, por causa de "as condições não estarem reunidas", ou por causa de, finalmente, os legisladores deixarem de serem subservientes aos "lideres espirituais", é mesmo uma chatice grande.

You can run, but you can't hide