February 23, 2013

A nossa moralidade é superior à vossa, claro

O inevitável Jorge Ortiga, aquele que é um dos favoritos "líderes espirituais" dos católicos que tanto agrada à imprensa Portuguesa, veio mostrar aquilo que tão bem tem caracterizado as opções dos líderes da igreja católica em casos que estão a apodrecer a instituição por dentro.

"Jorge Ortiga (...) não quis prestar mais declarações sobre as acusações que o bispo Carlos Azevedo enfrenta, falando apenas em solidariedade "afetiva e efetiva".

"Quero expressar publicamente a minha solidariedade, como nós dizemos, afetiva e efetiva, às duas pessoas que estão implicadas, particularmente ao D. Carlos, e também ao outro sacerdote, que sei que estão a sofrer imenso e que sofrem também porque têm um grande amor à Igreja", declarou Jorge Ortiga.

Ver aqui.

Sim, o Sr Azevedo está em "imenso sofrimento". Nota-se o "imenso sofrimento" quando o Sr Azevedo pode ter uma "saída repentina" para Roma para ser delegado do Conselho Pontifício da Cultura no momento em que começou a discutir-se assédio sexual entre adultos dentro da igreja.

Apesar de novamente ainda nada estar provado, noto que o padre Carreira das Neves disse à SIC que ""Sabiamos apenas que o D. Carlos era homossexual e mais nada. A homossexualidade é reconhecida e ele tem pessoas a quem, tanto quanto sei, tem pessoas a quem o dizia, ele confessava-se homossexual".

Isso é um bom indicador do "imenso sofrimento". Se o "sofrimento" era tanto, bastava ter saído da igreja e ter sido um homem feliz com a sua sexualidade, ou então reformem as suas posições para acompanhar a mudança dos tempos.



Estes são aqueles que querem impor a sua moralidade aos outros.