March 12, 2013

Falhas de comunicação

Apesar de estar a tentar o máximo possível não prestar atenção ao Conclave, houve uma coisa que não deixei de notar, no“talking point” que é utilizado muitas vezes tanto pelos “líderes espirituais” como pela imprensa:Aparentemente o “espirito santo” é suposto guiar os cardeais para a escolha do Papa.


Isto significa que só devia haver uma votação, certo? Se o “espírito santo” está em ação dentro da Capela Sistina, devia “guiar” todos os cardeais de uma forma igual. Todos deviam “sentir o espírito santo” da mesma forma, e chegarem à mesma conclusão de uma forma consensual.
Há fumo negro.

Das duas, três, ou o “espírito santo” é fraquinho a sussurrar qual a “vontade divina”, ou a idade avançada dos cardeais faz com que os seus aparelhos dos ouvidos possam comprometer a qualidade da transmissão, ou então a eleição de um papa é um processo feito por seres humanos, sem quaisquer “espíritos santos”, mas sim com influências e movimentações que são normais entre tribos.


Ou então sou eu que estou a ser cínico. Afinal, e como diz um dos mais fortes candidatos , o cardeal Americano, O'Malley “«As pessoas abandonam Deus, a Igreja, por várias razões: ignorância, medo, mau acolhimento, experiências negativas, escândalos e mediocridade espiritual».
Deve ser da minha “mediocridade espiritual” eu ter estas dúvidas sobre estas mascaradas.