May 20, 2013

Que notícia(s) deliciosa(s)

"Nos últimos anos, o número de ateus na Holanda tem vindo a crescer. Desde a década de 70 que mais de mil igrejas fecharam as portas no país. Grande parte delas foram demolidas, mas outras foram readaptadas para receberem novos usos associados ao lazer e à função residencial.Um dos exemplos deste fenómeno é a livraria Selexyz, construída em plena igreja de Maastricht, na Holanda, apontada pelo jornal britânico The Guardian como a mais bonita do mundo. Uma outra igreja do século XIX de Amesterdão foi também transformada numa casa de espectáculos. O Paradiso é hoje um dos locais de passagem indispensáveis de centenas de artistas por ano. Também na capital holandesa, o antigo Orfanato Saint Elisabeth foi transformado num hotel quatro estrelas - Hotel Arena. Além disso, a capela é hoje uma casa nocturna.
A residência “Church of Living” (“Igreja para viver”, tradução em português), em Utrecht, também na Holanda, antiga Igreja de St. Jakobus, é mais um exemplo das várias igrejas que, por ausência de fiéis e elevados custos de manutenção foram compradas por privados. Também em Utrecht uma antiga igreja deu lugar ao Café Olivier.

Ver aqui.



E ainda mais.

De acordo com um estudo recente, baseado em dados de recenseamento e projecções de nove países ricos (Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça), constatou-se que a religião poderá desaparecer nesses mesmos países. Analisando censos colhidos desde o século XIX, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Holanda e nas restantes nações.

Só boas notícias.