America é um pais progressista
Jon Stewart é o maior
"A tradição Americana é uma progressão de liberdades individuais"
Lindo!
Jon Rules
Para ver mais uma opinião visitar aqui.
um blogue sobre o Novo Ateísmo em Portugal
Jon Stewart é o maior
"A tradição Americana é uma progressão de liberdades individuais"
Lindo!
Jon Rules
Para ver mais uma opinião visitar aqui.
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:39 AM
Etiquetas: Bill O'Reilly, Jon Stewart, The Daily Show
Podem encontrar aqui a analise por parte da Associação Americans United for Separation of Church and State sobre o resultado das eleições nos USA.
Entre vários pontos muito interessantes sobre qual continua a ser o risco real da direita religiosa na América, ficamos (com pena) a saber que alguns estados passaram emendas às constituições estatais para banir casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas que em contrapartida, a ideia ridícula de conferir a um zigoto o estatuto de “ser humano” foi chumbada em Colorado (e por uma larga margem).
Mas a minha parte favorita é o ponto de insanidade religiosa de James Dobson, o director do grupo de fanáticos histéricos, a Focus on the Family.
Numa tentativa de assustar os eleitores cristãos a votarem a favor de McCain, Dobson (agora com ideias que é um escritor de ficção científica) fez uma manifesto com o que seria o resultado de eleger Obama, e o que isso vai causar aos USA nos próximos 4 anos.
Publicada por Ricardo Silvestre em 9:06 AM
Etiquetas: cristianismo USA, eleições 08
Publicada por Ricardo Silvestre em 2:16 PM
Fica aqui uma entrevista do Prof. Dawkins à Premier, que é um aglomerado de media outlets para conteúdos religiosos.
Esta entrevista causou um grande "burburinho" na NET, devido ao que os cristãos interpretaram da explicação do Prof. Dawkins sobre o inicio do universo.
A ouvir com atenção.
Publicada por Ricardo Silvestre em 2:06 PM
Vejam neste clip uma conversa entre Ricky Gervais e Rowan Williams, o primeiro é um cómico brilhante, o outro é o Arcebispo de Canterbury.
Um "cristão secreto" disfarçado de ateísmo... I don't think so!
Publicada por Ricardo Silvestre em 3:58 PM
Etiquetas: cristianismo, humor, religião
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:51 AM
Numa sociedade progressivamente mais complexa e com uma crescente diferença em opiniões, o debate de ideias e de argumentos é condição essencial para um entendimento entre diferentes crenças.
O ateísmo teve recentemente uma exposição à sociedade possivelmente sem paralelo no passado desta filosofia de vida: ateístas individuais saltaram para a ribalta mediática com livros de grande sucesso de vendas, um número elevado de comunidades virtuais foram criadas, e organizações de carácter associativo foram constituídas para a promoção e divulgação do ateísmo.
Num país com fortes raízes cristãs, e com uma Igreja Católica que é a religião com maior número de fiéis, o debate entre estes parceiros sociais ganha uma dimensão própria: qual a relação entre crentes e não crentes, e quais as motivações destes agentes.
Assim vimos apresentar o “Debate: Cristianismo e ateísmo em Portugal: que diálogo?” a acontecer no dia 15 de Outubro, a começar às 17 horas na Universidade Católica, Auditório 511, Piso 1 do Edifício da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Este Debate irá contar com a presença de cristãos e de ateus, num formato de comunicações e debate e com perguntas do público.
O Debate terá o seguinte programa.
Início às 17 horas.
1º Momento – Comunicação de boas vindas e enquadramento do tema pelo Prof. Peter Stilwell
2º Momento
1ª Comunicação - Fé, Ciência e Ateísmo – Dr. Artur Morão
2ª Comunicação – Ateísmo, Religião e Comportamentos – Dr.ª Ana Valente
Mesa redonda – moderação do Prof. Stilwell
Intervalo
3º Momento
3ª Comunicação - A dimensão filosófica do cristianismo. – Prof. Alfredo Dinis
4ª Comunicação – A dimensão técnica do ateísmo – Prof. Ricardo Silvestre
Mesa redonda – moderação de Helder Sanches
A entrada é gratuita.
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:12 PM
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:00 PM
Etiquetas: Bill Maher, irracionalidade, religião, sátira
Deixo aqui um clip com uma conversa muito interessante e divertida entre PZ Myers e Abigail Smith. Ele é professor de biologia e ela é aluna de doutoramento em virologia. Os assuntos são vários, mas como dois ferrenhos ateístas, muitas vezes a conversa vai para o ateísmo e para a irracionalidade das religiões e dos religiosos.
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:56 PM
Etiquetas: ciência, Novo Ateismo, PZ Myers
Nada como deixar a Trey Parker e Matt Stone a sátira merecida
"I want to go down on my knees and start pleasing Jesus, I want to fell his salvation all over my face"*
AHAHAHAHAHAHAA!!!
Brilhante!
*(eu quero me colocar de joelhos e começar a agradar a Jesus, quero sentir a sua salvação no meu rosto todo)
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:05 PM
Etiquetas: cristianismo, sátira, South Park
Este vídeo da CNN (no programa AC360) fala sobre um soldado Americano que vai colocar uma acção em tribunal por causa da "evangelização" que acontece no Exercito.
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:28 AM
Etiquetas: ateísmo, descriminação religiosa, exercíto americano, USA
Tal como já tinha colocado aqui, no site do PZ Myers vem a história de um jovem, de nome Webster Cook que levou uma eucaristia, neste caso uma “hóstia consagrada” de uma igreja.
É curioso ver a histeria da igreja católica Americana. Reparem nos termos usados:
(...) Susan Fani a spokesperson with the local Catholic diocese. "However, if anything were to qualify as a hate crime, to us this seems like this might be it."
"It is hurtful," said Father Migeul Gonzalez with the Diocese. "Imagine if they kidnapped somebody and you make a plea for that individual to please return that loved one to the family."
Catholic League president Bill Donohue offered the following remarks today: For a student to disrupt Mass by taking the Body of Christ hostage--regardless of the alleged nature of his grievance--is beyond hate speech.
Um "crime", um "rapto", uma "acção odiosa".
Como??
"Crimes, raptos, e acções odiosas" são coisas mais bem sérias do que alguém andar a passear uma hóstia por onde lhe apetece.
E qual é a razão para acreditar que uma hóstia se torna literalmente no “corpo de Jesus Cristo?” Dogmas da Idade Média? Superstição e irracionalismo? Cânones religiosos sem qualquer fundamento credível de verdadeiros milagres de transubstanciação?
Que raio. Será que, se pegarmos numa dessas hóstias podemos estudar qual o ADN de Jesus Cristo? Uma vez que os católicos acreditam que se transforma no seu corpo. E se espetarmos a hóstia como uma agulha será que sangra?
Tudo isto é rídiculo.
Tanta violência verbal e de actos por causa de uma acção, que mesmo estúpida, não tem qualquer importância ou efeito: a não ser que se seja um fanático religioso.
Entretanto PZ fez um desafio, ele quer que alguém lhe envie uma eucaristia, e ele promete que a vai tratar como aquilo que realmente é, uma bolacha!
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:06 PM
Etiquetas: cristianismo, irracionalidade, PZ Myers, USA
Pat Condell diz novamente o que é preciso dizer
O islão precisa de ser neutralizado. E agora! Devemos fazer a crença religiosa regredir para a área privada e afastar a religião do governo, das leis, do funcionamento da sociedade.
Como diz Pat, é preciso falar abertamente sobre esta necessidade.
Publicada por Ricardo Silvestre em 2:24 PM
Etiquetas: dogmatismo religios, Pat Condell, secularismo
Feliz aniversário América!
Uma América que eu adoro, mesmo com tudo o que tem de negativo, com toda a estupidez, ignorância, ignominia de um país que tem (mesmo) um pouco (ou muito) de tudo.
Eu conheço bem os Estados Unidos. Produto de ter vivido e de ter viajado muito dentro desse país. E vi um pouco de tudo, desde o ateísmo e sofisticação do northeast (Connecticut, New York, Boston) até ao southwest (San Francisco, Los Angeles, San Diego) passando pelo midwest south e o seu fanatismo religioso (Ahh, Texas. Que espectáculo).
Preocupo-mo o caminho que os US podem ter nos próximos 4 anos. Se por um lado, a coisa já não pode ficar pior, depois dos desastres provocados pela Administração Bush no pós-guerra do Iraque, na total desorganização dos Serviços de Inteligência, e na perda de liberdades dos próprios Americanos, por outro lado, muito facilmente se podem manter na mesma.
O Obama está a revelar-se um oportunista, e que parece estar a abdicar de algumas plataformas que o fizeram ganhar a nomeação do Partido Democrata, para um “centrismo” (neste caso entre Democratas e Republicanos) que se afigura como preocupante: e não há melhor exemplo que Barack ter anunciado que ia estender os programas “faith based” que o Bush iniciou.
Quanto ao McCain, aqueles compadrios com os evangélicos cristãos é arrepiante, mas ao menos mantém algumas das suas convicções mais “liberais”, como é o caso de ser a favor da investigação com as células estaminais embrionárias.
All and all, um país cheio de contrastes, uma nação cheia de contradições, mas uma terra apaixonante e inesquecível.
Que saudades...
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:55 PM
Etiquetas: eleições 08, religião, USA
No seguimento de um artigo de opinião que coloquei no Portal Ateu, escrevi uma “carta de leitor” para o Expresso, uma vez que sou leitor, e era uma carta. E o Expresso é um dos sítios mais visitados, e um dos semanários mais lidos em Portugal.
Depois de ter enviado duas cartas com teor idêntico (ou seja, a criticar a religião organizada) e como nenhuma delas mereceu qualquer atenção por parte do jornal, já tinha perdido a esperança de ver qualquer minha contribuição publicada nesse jornal.
Mas ei. Surpresa!
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/352675
Algumas gralhas que não foram responsabilidade minha. Mas em certas partes do texto o meu Português é incoerente e complicado – risos. Tenho de trabalhar nisso.
Mas fica aqui o meu agradecimento ao Expresso, e o meu reconhecimento por terem publicado o meu texto.
Publicada por Ricardo Silvestre em 2:50 PM
Etiquetas: Expresso, Novo Ateismo, Portugal
Keith Olbermann coloca a pergunta de uma forma que pode ser transportada para Portugal (inclusive).
"Como é possível uma instituição religiosa deixar de lado a sua missão evangêlica ao mesmo tempo que está ao serviço do Governo?"
Resposta óbvia, "não, não é possível".
Claro que não é. Nenhuma organização religiosa vai suspender a sua "missão divina" por causa de estar a receber apoios do Estado: para os primeiros, a sua missão não é só um serviço ao Estado, como é um favor que estão a fazer a este último.
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:53 PM
Etiquetas: Barack Obama, eleições 08, Keith Olbermann, USA
Sean, lá porque o dizes muitas vezes, não quer dizer que faça sentido.
Hanitty era o estilo de pessoa certa para o Ministry of Public Enlightenment and Propaganda de Joseph Goebbels na Alemanha nazi: "uma mentira quando contada muitas vezes torna-se uma verdade".
Seria cómico se não fosse arrepiante.
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:38 PM
Etiquetas: América, conservadores, cristianismo, religião
Este homem é verdadeiramente desequilibrado. Imagino que já esteja para lá de qualquer ajuda psiquiátrica (ou tratamento com electro-choques).
Para quem não conhece este fanático, é o responsável por uma igreja baptista que diz que os ataques do 11 de Setembro ou os soldados que morrem no Iraque são castigo de deus por causa da tolerância pela homossexualidade na América.
Ainda recentemente, estes mentecaptos vieram com este mesma lenga-lenga, neste caso com o actor Heath Ledger…por causa de ele ter participado no filme Brokwback Mountain.
Se o “paraíso” for para pessoas como Phelps, e o “inferno” é onde está George Carlin, então posso já comprar o meu bilhete para o “mar de fogo”… oh esperem, acho que o bilhete já está reservado.
Publicada por Ricardo Silvestre em 9:18 AM
Etiquetas: fanatismo, George Carlin, igreja baptista, insanidade
Um comentador para um blog chamado The Conservative Voice de nome Rob Hood está contra a Mars Phoenix Lander (um progresso civilizacional extraordinário e apaixonante) porque:“Mars is a desert planet and perhaps there is ice and maybe even water there. So what? Who cares? It’s water! That doesn’t mean a thing. Life originated on Earth when God spoke it into existence and there is no need in wasting billions of dollars of taxpayer money searching for an answer that is based upon faulty evolutionary ideas.”
Ah! Mais uma vez os cristãos são que sabem o que aconteceu quando mais ninguém tem maneira de saber. Para o raio com a possibilidade de ter havido uma panspermia: isso só iria destruir ainda mais qualquer argumento que “foi deus que criou”.
Mas o que é mais preocupante aqui é esta ideia que “se deus criou, para que tentar saber mais”. Que tal este raciocínio: se deus criou cancro, ou síndrome de Down, ou a doença de Parkinson’s, Alzheimer’s, entre outras, porque procurar uma cura para as mesmas? É a “obra de deus”, não é? Para que estar a gastar recursos a tentar saber mais sobre a sua origem”.
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:27 PM
Etiquetas: ciência, cristianismo, irracionalidade, Mars Lander
Muito engraçada esta sátira aos criacionistas.
A minha parte favorita é a multa no carro. Então, não devia "ter visto nas estrelas" que se deixasse o carro ali ia apanhar uma multa?
(risos)
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:40 AM
Etiquetas: astrologia, humor, irracionalidade, sátira
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:07 PM
Etiquetas: ciência, Noruega, Novo Ateismo, passagem para o ateísmo
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:51 AM
Etiquetas: Ayaan Hirsi Ali, emancipação feminina, Islão, liberdade religiosa
Como apareceu a vida no planeta terra, e como se desenvolveu nos seus primórdios
Sem necessidade de recorrer a magia, ou ao sobrenatural, ou a histórias absurdas: termodinâmica, forças mecânicas e eléctricas chegam perfeitamente.
Este clip é inspirado no trabalho do Prof. Jack Szostak's da Universidade de Harvard.
Publicada por Ricardo Silvestre em 9:04 AM
Etiquetas: abiogénese, ciência, racionalismo, tecnologia
Carl explica-nos o perigo do fanatismo e da ignorância
Uns são esquecidos na história da Humanidade...outros são feitos "santos" por o provocar
Publicada por Ricardo Silvestre em 8:27 PM
Etiquetas: Carl Sagan, ciência, dogmatismo religios, história, humanidade
Uma escola Islâmica privada no norte do Estado da Virginia [USA] ensina os seus estudantes que é permissível a muçulmanos de assassinar mulheres adúlteras e apóstatas do Islão, de acordo com uma investigação federal.
Estas passagens foram descobertas em certos livros que foram usados entre o ano de 2007 e 2008 na Islamic Saudi Academy que tem à volta de 900 alunos e que recebe parte do seu orçamento por parte do governo Saudita.
Uma comissão Americana em Liberdade Religiosa tinha recomendado o ano passado que a escola fosse encerrada devido a preocupações que a mesma pudesse estar a promover violência e a inclusão de valores educacionais conservadores Sauditas
Algumas dessas passagens foram tornadas públicas e incluem:
• Um livro em interpretação Corânica dos alunos do 12 ano que faz a apologia que os apóstatas, adúlteros e pessoas que matem um muçulmano possam ser assassinados por um muçulmano.
• Nesse mesmo livro, pode-se ler que “politeísmo causa sangue e riqueza permissível” o que significa que um muçulmano pode retirar, com impunidade, a vida e a propriedade de alguém que seja acusado de politeísmo. A interpretação Saudita do que é politeísmo inclui muçulmanos Shiitas e Sufi’s , Cristãos, Judeus, Hindus e Budistas.
A notícia está aqui.
Como tinha escrito aqui é fácil ver como consegueme stes fanaticos prepetuar estes "ensinamentos". Se no coração da América o Wahhabismo é apresentado como "currículo" para 900 (900 !!) alunos, pode ser em qualquer lado e de qualquer forma.E vamos agora em directo para a conferência de imprensa, onde o Presidente dos Estados Unidos da América, Barak Obama irá fazer uma breve declaração:
“Bom dia, senhoras e senhores, às 5 da manhã as Forças Armadas Combinadas da Humanidade lançaram um ataque maciço e orquestrado contra o "Reino do Paraíso".
Como vocês sabem, os governos mundiais tem estado progressivamente preocupados sobre qual é a verdadeira natureza e propósito de Deus de há alguns anos a esta parte. Um ser que se auto denomina como omnipotente claramente tem de ser seguido com cuidado – não estaríamos a cumprir a nossa missão de proteger os nossos cidadãos se não o fizéssemos.
Informações obtidas por nós parecem indicar que o poder de Deus é imenso. De notar que Ele nunca o desmentiu. Deus provocou imensos desastres naturais e conflitos globais em muitas ocasiões. Infligiu secas, pragas, doenças e guerras. Maremotos, inundações e furacões são as suas armas mais devastadoras, e parece que Ele não hesita em as utilizar.
Mais preocupante é o facto de os nossos serviços secretos indicarem que aquela que pode ser a arma mais mortífera, trovões teleguiados, ainda não foram utilizados por Deus, mas que podem estar iminentes.
De uma forma discreta tentamos entrar em negociações directas com Deus, tentando varias formas de comunicação. Expressamos múltiplas vezes que estaríamos dispostos a negociar com Deus, ou com algum dos seus anjos que servisse de intermediário. Estas tentativas foram na maior parte das vezes em forma de oração silenciosa. No entanto, os resultados foram negativos, uma vez que, apesar das promessas de Deus que está sempre disponível para nos ouvir, foi impossível obter qualquer resposta.
Assim, apesar das inúmeras tentativas de comunicar com Ele, não apenas nos últimos anos, mas também nos últimos séculos, Ele tem, teimosamente, recusado libertar o mundo de todo o mal, o que o faz complacente, ou pior, cúmplice.
Senhoras e senhores, esperamos o tempo suficiente. Demos a Deus todas as hipóteses que ele precisava para se revelar, e a nossa paciência chegou ao fim.
Acabo de receber um relatório que mostra que todos os alvos no "Reino do Paraíso" foram alcançados pelas nossas tropas. Não houve qualquer resistência ao progresso dos nossos soldados. Informações fidedignas parecem apontar para o facto que o Reino se encontrava vazio, e sem vestígios de sequer alguma vez ter existido.
Estou agora disponível para responder às vossas perguntas.”
Texto inspirado neste artigo.
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:05 AM
Etiquetas: humor, irracionalidade, paraíso, religião
A América fundada como uma nação "Judaico-Cristã"...
Estamos num bom sarilho, estamos.
Que as decisões difíceis sejam tomadas, isso todos temos de compreender, agora que sejam tomadas porque é deus que assim o quer, não é uma boa ideia.
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:00 AM
Etiquetas: cristianismo, eleições 08, irracionalidade, USA
Como diz PZ Myers, é espectacular que os cientistas saibam mais que deus.
Vejam neste vídeo como.
Publicada por Ricardo Silvestre em 7:55 PM
"A principal autoridade do Vaticano em questões bioéticas criticou um novo método de obter células estaminais que não destrói os embriões, considerando-o uma "manipulação" que não responde às preocupações éticas da igreja católica. Monsenhor Elio Sgreccia, que preside à Academia Pontifícia para a Vida, do Vaticano, disse numa entrevista à Rádio Vaticano que o método para obter células estaminais desenvolvido por cientistas da Advanced Cell, em Alameda, Califórnia, continua a representar uma forma de reprodução in-vitro. "E isso, de um ponto de vista que não é só católico, mas de um ponto de vista das razões bioéticas, é um factor negativo", declarou Sgreccia. O método da Advanced Cell "não resolve os problemas éticos", afirmou."
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:01 AM
Etiquetas: células estaminais embrionárias, ciência, dogmatismo religios, Vaticano
Neste artigo podemos ver o Professor Jerry A. Coyne, do Department of Ecology and evolution at the University of Chicago com uma brilhante apresentação sobre as estratégias e linhas directrizes do “novo criacionismo”.
Para ver com atenção.
O nome da comunicação é “Feeding and Gloating for More: The Challenge of the New Creationism” e fez parte do programa da Conferência sobre Evolução que foi organizado pelo Rockefeller University.
Ver clip.
Publicada por Ricardo Silvestre em 3:06 PM
Etiquetas: comunicação, criacionismo, educação, Novo Ateismo
Mais uma vez, o mórmon mostra o quão baixo pode uma pessoa descer, principalmente se se agitar o fantasma da religião e da crença em seres superiores.
Fuck you Mitt!!!
Mais uma vez, na opinião deste palhaço, são os "ataques" dos liberais à religião e à fé (já para não falar nos ataques à pornográfia -ui ui) que o fazem retirar-se da corrida para Presidente... para "proteger a America".
Go fuck yourself, Mitt.
Jon, és o meu heroi.
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:31 AM
Publicada por Ricardo Silvestre em 12:05 PM
Um dos "colegas de racionalismo" mais visitado aqui no NOVA é Phil Plait
No sítio dele podemos ver este clip
Coitado do Phil. É fácil de perceber a sua frustração. Realmente, e como ele escreve, "it’s getting hard to avoid the idea that it’s increasingly embarrassing to be an American these days."
Phil, amigo. Estamos contigo.
O título deste artigo é a quantidade de dinheiro que foi junto por associações evangélicas para construir esta aberração de "museu"
Ao menos há que dar crédito a quem merece. Gostei de ver o "Ministro" Henry Brinton a dizer que "não quero que um professor de ciência leve o meu filho a este lugar." Amen!
Publicada por Ricardo Silvestre em 1:59 PM
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:09 PM
O Estado da Florida nos Estados Unidos acabou de passar por um processo que podia ter sido colado da Europa há dezenas de anos (no mínimo). A partir de agora, um novo padrão de ciência para o sistema escolar é (imagine-se) mencionar a palavra Evolução(!!). Fantástico!
Isto relaciona-se exactamente com este cartoon
Obrigado a Jeff Parker
Na tradução (para quem é menos versado em Inglês) pode-se ler
"No interesse da ciência, alguém devia testar com rigor, e estudar o porquê de, simplesmente por se mencionar a palavra "E", faz com que haja outras membros do conselho directivo “de-evoluírem”.
Publicada por Ricardo Silvestre em 6:48 PM
Um dos cavaleiros do Novo Ateísmo (e herói do NOVA) num (raro) momento de descontracção televisiva.
Já agora, o apresentador do programa é Marcus Brigstocke, que tem esta magnifico momento de comédia com as religiões.
Publicada por Ricardo Silvestre em 7:14 PM
Publicada por Ricardo Silvestre em 7:08 PM
Tal como escrevi no D.A., Mike “Mullah” Huckabee tornou a mostrar o quanto é um lunático perigoso. E este fanático estar a avançar no processo de nomeação para ser o candidato republicano às eleições está a deixar-me nervoso.
Numa conversa com os seus apoiantes em Michigan, ele disse: “Eu tenho adversários políticos que não querem mudar a Constituição. Mas eu acredito que é mais fácil mudar a Constituição do que mudar a palavra de Deus. E é isso que precisamos fazer – fazer uma emenda na Constituição para que esta esteja de acordo com os padrões de Deus, do que tentar mudar os padrões d’Ele para acomodar alguns visões contemporâneas.”
Não só este idiota está louco, está errado, a “palavra de Deus” não é infalível. Sendo a “sua palavra” o que está escrito na bíblia, esse documento foi reescrito inúmeras vezes por um grupo de pessoas sem quaisquer qualificações morais, académicas, cientificas, sem qualquer controlo exterior de outras pessoas interessadas, sem qualquer justificação que não a dos estados de humor dos participantes. A Constituição Americana, para ser alterada precisa de 2/3 da maioria dos votos no Senado e na Casa dos Representantes, e uma maioria de 3/4 dos Estados da União.
Essa é uma das diferenças substanciais entre a teocracia e a democracia, a representatividade dos seus constituintes, a capacidade de desacordo, a clareza de propósitos da última. Ao contrário da primeira, onde “é assim, porque deus assim o deseja”.
Insanidade! Pura!
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:24 AM
para amantes de gatos
Eu também vejo Jesus no meu gato!!
Publicada por Ricardo Silvestre em 8:57 PM
Este é um jornal chamado "Respostas no Génesis". Que pede para serem entregues artigos "científicos" (aqui as aspas são mais que necessárias) para se apresentar trabalhos que mostrem que foi deus que criou o mundo, e que foi há 6 mil anos atrás.
A imbecilidade do costume.
Publicada por Ricardo Silvestre em 6:42 PM
Horas depois de eu publicar este texto no Diário Ateísta, o nosso amigo Pat Condell também expressava a sua opinião no Youtube sobre o demente do Robertson.
Se eu fosse vaidoso, diria que “great minds think alike”, mas eu não sou : )
Publicada por Ricardo Silvestre em 11:17 AM
“A lógica que nos convence que a evolução é um facto, é a mesma lógica que nos diz que fumar é prejudicial para a saúde” disse o Prof. Gilbert Omenn da Universidade de Michigan no lançamento de um livro sobre evolução das espécies patrocinado pela Academia Nacional de Ciências, a instituição científica de maior importância na Americana.
Publicada por Ricardo Silvestre em 10:12 AM
Fantástico debate entre um dos heróis do NOVA, Sam Harris e o Rabi Wolpe na "casa" deste último, a American Jewish University. De notar que Sam é originário de uma cultura judia, principalmente pelo lado da mãe. Como tal, é muito interessante neste debate ver um Judeu Ateísta a debater um crente do seu próprio grupo étnico, e por sua vez a defender mais uma vez brilhantemente as suas opiniões.
Publicada por Ricardo Silvestre em 8:08 PM
Vamos iniciar uma rubrica no NOVA que se vai chamar "contagem decrescente para o regresso do JC" (CDRJC)
Primeiro deixo a razão para começar esta rubrica. Por muito que as pessoas não gostem dos Estados Unidos, ou que achem que esse país tem muitas coisas que são erradas, principalmente aos olhos de Europeus, deve-se aceitar que os USA têm uma influência declarada sobre as nossas vidas. Principalmente a nível económico, mas também a nível cultural, social e militar. Por exemplo, Portugal faz parte da NATO, e como tal, conflitos militares em que os EU estejam envolvidos, podem incluir Portugal.
A outra razão é, claro, os US tem dos aparelhos militares mais poderosos do mundo, e podem (como já fizeram no passado) usar esse aparelho, nem que seja para "guerras preventivas". Quem estiver sentado na Casa Branca (e vejam o caso do Bush) tem essa capacidade.
Ainda mais importante são todos os misseis estacionados nos seus silos. E como diz, Christopher Hitchens, "não pode haver coisa mais perigosa do que filosofias messiânicas com armas nucleares". É verdade que ele estava a referir-se ao Islão, mas uma teocracia cristã, não tem diferenças na sua natureza ou na sua base de crenças.
Como tal, saber quem vai ganhar as eleições Americanas este ano, é de grande importância para o globo.
De grande preocupação para o NOVA, é qual será o candidato republicano que vai concorrer a essas eleições. Principalmente devido a dois dos candidatos para essa nomeação: Mike Huckabee e Mitt Romney. Estes dois senhores vêm de grupos que podem ser considerados no mínimo como cultos: os cristãos baptistas para o primeiro, e o mormonismo no caso do segundo. E ambos, se não procuram tornar a América numa teodemocracia (ver o post com o clip de Pat Condell), estão de certeza na "cama" com os fanáticos religiosos que desejam ardentemente o regresso daquele que é o "salvador" deles e dos acreditam nos mesmos disparates, o "big JC" (Jesus Cristo, ele mesmo).
Como tal, o NOVA vai manter uma atenção especial a esta CDRJC.
Publicada por Ricardo Silvestre em 7:00 PM
Este vídeo trata do crescimento da influência do Desenho Inteligente na comunidade Americana, até ao famoso Julgamento de Dover.
Numa abordagem imparcial, são apresentados os dois lados da discussão, com o lado dos defensores da teoria da evolução a ser brilhantemente defendido por Richard Dawkins e Sir David Attenborough.
Clique na imagem abaixo.
Publicada por Ricardo Silvestre em 1:12 PM
“Porque é que será que nenhuma das maiores religiões olhou para a ciência e concluiu: “Isto é melhor que do que pensávamos. O Universo é muito maior do que os nossos profetas disseram que era, mais magnífico, mais elegante”. Mas ao invés de dizer isso, estas religiões dizem “não, não, o meu deus é um deus pequeno e nós queremos que se mantenha assim””.
Prof. Carl Sagan
"Para aqueles que acreditam que naturalismo e o evolucionismo, que são dois dos pilares do Novo Ateísmo, não são mais que substitutos para uma crença em deus, eu respondo: o método científico não é um equivalente epistemológico a fé religiosa. O ponto de início para um cientista é que ele ou ela pode ser provado errado a qualquer momento.
Prof. Mitchell Cohen
"Porquê acreditam pessoas inteligentes em coisas absurdas? Porque elas são melhores a racionalizar coisas absurdas que aprenderam por razões absurdas."
Prof. Michael Shermer
"Tem a ciência a missão de alimentar ilusões, mesmo que “úteis”? A sociedade humana pode crescer em si mesma, desenvolver o seu altruísmo, refinar as nossas instituições éticas, procurar felicidade humana, sem mentir a nós mesmos sobre a natureza do universo. É tempo de cientistas ateístas, principalmente estes, agirem para este objectivo."
Sam Harris
"Ciência favorece evidência. O trabalho da ciência é a acumulação sistemática de evidência em suporte de uma ideia no lugar de “provas mágicas” para uma ideia inatingível. O que os ateístas tem a seu favor é um conjunto de evidencia cada vez maior, e que mostra que os processos naturais explicam os fenómenos que antes eram “obviamente” obra de deus. A ciência mostra o declínio da importância (e do apoio) que a “hipótese de deus” tem."
Prof. PZ Meyers
"Os inimigos da intolerância não podem ser tolerantes ou neutrais, sem convidarem ao seu próprio suicídio. E os defensores da intolerância e da censura não podem se defender com a tolerância e pluralismo que eles mesmo tentam destruir."
Christopher Hitchens